Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Barry White: A paixão ilimitada do mestre da Champaign Soul

Além de cantor, era um multi-instrumentista, produtor de primeira linha, compositor e arranjador

Placeholder - loading - Barry White: A paixão ilimitada do mestre da Champaign Soul.Divulgação
Barry White: A paixão ilimitada do mestre da Champaign Soul.Divulgação

Publicada em  

Nascido em 12 de setembro de 1944, no Texas, Barry White nos deixou cedo demais. Parafraseando uma de suas próprias letras - ele tinha muito mais para oferecer (referindo-se ao seu hit que deu nome ao seu álbum de estreia em 1973, "I've Got So Much to Give"). Rei indiscutível do boudoir disco, mestre da Champaign soul e do R&B, o artista era de um talento impecável.

Barry White.Divulgação
Toque para aumentar

White emocionou o mundo com os sons da Motown, misturados com a influência revolucionária do Sound of Philadelphia de Gamble e Huff, com a assistência luxuosa da Love Unlimited Orchestra. Uma vez que o grande homem se apresentava com aquela voz imortal baixo-barítono - certamente uma das mais reconhecidas do planeta -, ninguém resistia.

Ele marcou tantos sucessos, conquistou discos de ouro e platina (singles e álbuns) e subiu ao pódio duas vezes como vencedor do Grammy, que é justo dizer que ele é raro, um verdadeiro ícone cultural. Com um compilado de mais de 100 milhões de projetos espalhados pelo mundo, Barry White é, de fato, um dos artistas que mais vendeu de todos os tempos.

Começou a explorar o mundo da música no início dos anos 1960, quando ele trabalhou como arranjador musical para grandes nomes do circuito Northern Soul. A sorte surgiu para ele quando descobriu as artistas do Love Unlimited. O álbum de 1972, "From a Girl's Point of View We Give to You... Love Unlimited", vendeu um milhão de cópias e lançou sua popularidade.

Encorajado a fazer suas próprias demos, Barry, que inicialmente planejava adotar o nome artístico de "White Heat", lançou seu primeiro álbum solo em 1973 (cujo título já foi mencionado). Foi um sucesso no topo da parada Billboard R&B, contendo canções exclusivas de White, especialmente a faixa-título e "I'm Gonna Love You Just a Little More Baby", hinos do gênero.

Ainda em 1973, o prolífico cantor presenteou o público com "Stone Gon", soul mais épico e prolongado, com o frisson adicional de "Never, Never Gonna Give Ya Up" - com toda a sedução ofegante, cordas atingindo picos e uma linda corrente de tons sintetizados que anunciaram o nascimento da discoteca. Um gênio. Essas músicas, juntamente com a sempre sensual "Can't Get Enough of Your Love, Babe" e a afirmação quase espiritual da vida, "You're the First, the Last, My Everything", solidificaram White como um mestre do romance. No entanto, ele também poderia desafiar os limites da excelência técnica.

No meio dos anos 70, o cantor estava fazendo discos de platina em tempo integral. E caso você tenha alguma dúvida sobre essa afirmação, procure o primeiro álbum "Greatest Hits" dele - é altamente recomendado e excelente para a validação da oração.

Com "Let the Music Play", ele manteve sua coroa de R&B intacta à medida que a década de 1970 chegava ao fim, provando que sua crença inabalável nos poderes curativos do soul era possível, como evidenciado em projetos como "The Man" e "I Love to Sing the Songs I Sing", seu último álbum pela 20th Century-Fox Records.

Barry continuou lançando álbuns e singles ao longo dos anos 1980. Ele era conhecido por suas letras românticas e sensuais, o que o tornou um ícone da música para casais apaixonados. À medida que a Era Disco terminava, o sucesso de White era menos dramático e menos frequente, mas ele nunca desapareceu completamente da cena. Ele teve alguns sucessos menores durante esse período e teve participações especiais nos álbuns de Quincy Jones (em "The Secret Garden", 1990) e Big Daddy Kane (em "All of Me", 1991).

No entanto, seu verdadeiro retorno ao grande público ocorreu com o álbum “The Icon is Love” (1994), que recebeu aclamação da crítica, foi indicado ao Grammy e celebrado por sua abordagem moderna ao trabalhar com Jam e Lewis. O destaque deste disco é a faixa "Practice What You Preach", que o levou de volta ao topo das paradas de R&B pela primeira vez em quase 20 anos.

Em 1996, ele gravou duetos memoráveis, um com Tina Turner, "In Your Wildest Dreams", e outro com Chris Rock, "Basketball Jones", um cover da música de 1973 de Cheech & Chong, gravada para o filme Space Jam, que trouxe uma nova geração de fãs para suas músicas.

Infelizmente, em 1999, lançou “Staying Power”, que seria seu último álbum. A faixa-título rendeu-lhe dois prêmios Grammy. White já havia sido indicado à premiação nove vezes, mas essas foram suas primeiras e únicas vitórias. Além disso, por sua interpretação marcante de "Low Rider" de War e "Thank You" de Sly Stone, ficou evidente que ele ainda tinha muito a oferecer.

Claro, com um artista de sua estatura e importância, várias seleções de sucessos e antologias foram lançadas. "All-Time Greatest Hits" é uma coleção perfeita de soul acetinado, com destaque para "Love's Theme", seguida por mais de uma hora de sucessos mágicos. "White Gold: The Very Best of Barry White" (2005) oferece uma visão completa de seu trabalho, com cordas ricamente detalhadas, letras cativantes e arranjos vocais sedutores.

Sentimos profundamente a falta de sua musicalidade, e White nos deixou com alguns dos sons mais envolventes e sensuais do cânone do R&B. Postumamente, ele foi introduzido no Dance Music Hall of Fame em Nova York e também recebeu a cobiçada estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Isso não é surpreendente quando se considera que ele era um perfeccionista com ouvidos e olhos atentos ao que mantém o público cativado.

No caso de Barry White, é impossível escolher sua melhor música. Suas compilações são muito fortes, e seus álbuns estão repletos de pérolas menos conhecidas que continuam a atrair o interesse dos apreciadores de música. Qualquer pessoa que queira fazer um curso intensivo sobre como se deu a história do R&B deve começar com os primeiros trabalhos de Barry White e continuar explorando a partir daí.




Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: FREYA RIDINGS É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

ALPINE A310: CLÁSSICO DOS ANOS 80 GANHARÁ VERSÃO ELÉTRICA


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. barry white a paixao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.