Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC do Japão vai avaliar maneiras mais efetivas para alcançar meta de inflação

Placeholder - loading - Prédio do banco central do Japão em Tóquio. REUTERS/Yuriko Nakao
Prédio do banco central do Japão em Tóquio. REUTERS/Yuriko Nakao

Publicada em  

Por Leika Kihara e Kaori Kaneko

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão apresentou nesta sexta-feira plano para avaliar maneiras mais efetivas de alcançar sua meta de inflação de 2%, seguindo os passos dos bancos centrais europeu e norte-americano conforme novo aumento nas infecções por coronavírus ameaça prejudicar a frágil recuperação.

Como esperado, o Banco do Japão manteve a política monetária e prorrogou em seis meses uma série de medidas com o objetivo de aliviar apertos de financiamento de empresas afetadas pela Covid-19.

Em um movimento inesperado, o banco disse que vai avaliar maneiras para tornar sua política 'mais efetiva e sustentável', uma vez que o golpe da pandemia ao crescimento afasta ainda mais a inflação de sua meta e o força a manter seu forte estímulo por mais tempo.

O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, afirmou que a revisão será mais um ajuste de suas operações de mercado e compras de títulos, e não uma reestruturação da política de controle da curva de rendimentos.

Mas ele disse que o banco central está aberto à adoção de novas ferramentas e a revisar a maneira com que compra ETFs, fundos negociados em bolsa, para lidar com os potenciais efeitos colaterais do afrouxamento prolongado.

'Vamos avaliar operações sob o controle da curva de rendimento e nossas compras de ativos', disse Kuroda em entrevista.

'É verdade que essa é uma política extraordinária para um banco central', disse ele sobre as compras de ETFs pelo banco. 'Portanto é necessário avaliar maneiras para tornar esse passo efetivo e sustentável.'

O Banco do Japão vai anunciar as conclusões da revisão em março.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc do japao vai avaliar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.