Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC do Japão vai lançar novo esquema para combate à mudança climática, mantém política monetária

Placeholder - loading - Sede do BC do Japão em Tóquio, May 22, 2020. REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo
Sede do BC do Japão em Tóquio, May 22, 2020. REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo

Publicada em  

Por Leika Kihara e Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - O Banco do Japão surpreendeu os mercados nesta sexta-feira ao apresentar um plano para impulsionar o financiamento ao combate à mudança climática, juntando-se a um crescente número de bancos centrais que estão acelerando os esforços para lidar com suas consequências econômicas e financeiras.

O banco central também manteve seu forte estímulo para sustentar a economia e prorrogou o prazo para seu programa de alívio devido à pandemia, sugerindo que o Japão ficará para trás dos Estados Unidos em relação ao fim das políticas de crise.

'No Japão, a inflação não havia alcançado 2% nem antes da pandemia. Assim, temos que continuar com nossa política monetária ultrafrouxa mesmo depois que a pandemia desaparecer, para chegar à nossa meta de inflação de 2%', disse o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, após a decisão de política monetária.

O Banco do Japão disse que irá lançar o esquema de mudança climática até o fim deste ano, e divulgará um esboço preliminar de seu plano no próximo encontro, em julho.

Segundo o esquema, o banco central fornecerá fundos a instituições financeiras que aumentem os empréstimos e investimentos para atividades que tenham o objetivo de combater a mudança climática.

'As questões da mudança climática podem exercer um impacto extremamente grande sobre a atividade econômica, preços e condições financeiras de uma perspectiva de médio a longo prazo', disse Kuroda.

'Ao criar esse esquema, podemos responder de maneira flexível a mudanças no ambiente externo em relação à mudança climática', completou.

Na reunião de dois dias, o Banco do Japão também manteve sua meta para os juros de curto prazo em -0,1% e para os rendimentos de longo prazo em torno de 0%, como esperado, e prorrogou por seis meses o prazo de setembro para seus programas de empréstimo e compra de ativos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc do japao vai lancar novo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.