Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Beatles: Revolver completa 54 anos

Um dos discos mais importantes de todos os tempos

Placeholder - loading - Beatles - Photoshoot/Divulgação
Beatles - Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Hoje, uma das produções mais extraordinárias do mundo da música, “Revolver”, dos Beatles, faz aniversário de lançamento. O disco marca uma nova abordagem melódica do grupo nas canções, que já estava farto de realizar faixas com composições voltadas para a indústria. Todo desenvolvimento deste disco ocasionou, de certo modo, no caos experimental que seria feito no álbum seguinte, “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, fixando o quarteto de Liverpool entre as bandas psicodélicas.

Veja também: Beatles: SGT. Peppers Lonely Hearts Club Band faz aniversário internacional

“Revolver”, segundo estudos, é de fato a produção que marca a adesão definitiva do Beatles ao psicodelismo, gênero que estava em ascensão, mas não havia muito conhecimento sobre. O disco foi lançado no dia 5 de agosto de 1966 na Inglaterra, e em 8 de agosto, do mesmo ano, nos Estados Unidos. O LP teve a divulgação realizada por dois singles que foram lançados juntos do álbum, “Eleanor Rigby” e a lendária e única faixa “Yellow Submarine”, que brinda o ufanismo e trás brilhantemente o sentido de toda a obra.

Inicialmente, o nome do disco seria “Abracadabra”, e o plano dos membros era mostrar ao mundo que agora eles estavam em uma fase mais madura, e que isso seria traduzido em música. A capa desse álbum seria uma colagem de fotografias de George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr em espiral. No fim das contas, o LP foi batizado de “Revolver” pois, o movimento de rotação do disco na vitrola seria uma metáfora para a renovação das ideias dos membros e da musicalidade.

George Harrison, pela primeira e única vez, conseguiu encaixar três canções de sua autoria em um disco dos Beatles, “Taxman”, “Love You To” e “I Want to Tell You”. Essas três canções já mostravam a ascensão da genialidade do artista enquanto compositor. A critica especializada, já na época, foi praticamente unanime em dar notas máximas para a produção, e o LP atualmente está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. A inovação musical, as performances, letras e todo contexto por trás da realização tornam este um dos discos mais impressionantes da história de toda a música.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. beatles revolver completa 54 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.