alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Beber ao menos uma xícara de café por dia pode prolongar a vida

    Estudo descobriu que até mesmo a bebida descafeinada traz este benefício

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Um estudo publicado na JAMA Internal Medicine traz uma boa notícia para os amantes de café: a bebida está associada a um risco menor de morte prematura. E pouco importa a quantidade ingerida ou se é descafeinada ou não.

    "Observamos uma associação inversa para o consumo de café com a mortalidade, incluindo entre os participantes que relataram beber pelo menos uma xícara por dia, até oito ou mais xícaras por dia, bem como beber café filtrado, instantâneo e descafeinado", disse Dr. Erikka Loftfield, pesquisador do Instituto Nacional do Câncer, em entrevista à revista norte-americana TIME.

    Os pesquisadores usaram dados de um estudo através do qual um grande grupo de adultos do Reino Unido completou questionários de saúde, foram submetidos a exames físicos e forneceram amostras biológicas.

    Para o estudo atual, os pesquisadores analisaram informações fornecidas por cerca de 500 mil pessoas, que responderam a perguntas sobre seu consumo de café, hábitos de fumar e beber, histórico de saúde e muito mais. Durante o período de 10 anos de acompanhamento do estudo, cerca de 14.200 dessas pessoas morreram.

    Os pesquisadores descobriram benefícios de longevidade associados a quase todos os níveis e tipos de consumo de café. A redução de risco variou ligeiramente dependendo de quanto café alguém consumiu, seu conteúdo de cafeína e se foi instantâneo ou moído. Mas no geral, em relação aos que não bebem, aqueles que tomavam uma xícara de café por dia tinham um risco 8 por cento menor de morte prematura - uma taxa que subiu ligeiramente com o aumento do consumo, chegando a 16 por cento para os que bebem seis a sete xícaras diárias. No entanto, a taxa diminuía para 14 por cento para aqueles que tomavam oito ou mais xícaras por dia.

    Essa descoberta, combinada com o aparente efeito de aumento de longevidade do café descafeinado, sugere que a cafeína não é o mecanismo de prolongamento da vida. Mas como o estudo atual foi observacional, o que significa que ele olhou apenas para padrões em um conjunto de dados existente, é impossível dizer o que exatamente na bebida traz o benefício. Por isso, mais estudos serão necessários. 

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. beber ao menos uma xicara de
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.