Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden apoia mais ajuda militar à Ucrânia; Ocidente mostra unidade contra guerra russa

Placeholder - loading - Líderes da Otan posam para foto após reunião de cúpula em Bruxelas 24/03/2022 REUTERS/Wolfgang Rattay
Líderes da Otan posam para foto após reunião de cúpula em Bruxelas 24/03/2022 REUTERS/Wolfgang Rattay

Publicada em  

Por Jarrett Renshaw e Sabine Siebold

BRUXELAS (Reuters) - Líderes ocidentais mostraram unidade contra a guerra do Kremlin na Ucrânia, nesta quinta-feira, quando Washington buscou mais ajuda militar à Ucrânia, Londres impôs novas sanções contra Moscou e a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) designou mais tropas para seu flanco leste.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pediu aos países da Otan, da União Europeia e do G7 reunidos em Bruxelas para ajudar Kiev a combater a invasão da Rússia, que matou milhares e expulsou um quarto dos 44 milhões de ucranianos de suas casas.

'Estamos determinados a continuar impondo custos à Rússia para trazer o fim desta guerra brutal', disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, aos líderes reunidos na sede da aliança militar ocidental.

'Discutiremos o apoio aliado à Ucrânia. Também abordaremos os esforços da Otan para fortalecer nossas defesas agora e nos próximos anos.'

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na sessão a portas fechadas que é a favor do envio de mais tropas para o flanco leste da Otan, informou uma autoridade graduada do governo dos EUA, acrescentando que Washington está trabalhando para apoiar a Ucrânia com mísseis antinavio.

A Otan, no entanto, rejeitou repetidos apelos de Kiev para defender os céus da Ucrânia de ataques aéreos russos, e Zelenskiy --que se juntou à cúpula da Otan por meio de uma videochamada-- reclamou que o Ocidente não forneceu tanques ou sistemas antimísseis modernos.

A Otan também não enviará tropas ou aviões para a Ucrânia, reiterou Stoltenberg, que permanecerá como chefe da aliança até 30 de setembro de 2023, além do final de seu mandato atual no final de 2022, devido à guerra.

'A Otan ainda não mostrou o que a aliança pode fazer para salvar as pessoas', disse Zelenskiy na cúpula, acrescentando acreditar que o presidente russo, Vladimir Putin, também quer atacar membros do leste da Otan --Polônia e os países bálticos.

Putin diz que sua 'operação militar especial' visa desarmar a Ucrânia, cujas aspirações de se juntar à Otan e à UE são repreendidas por Moscou.

A Otan aumentou presença em suas fronteiras orientais, com cerca de 40.000 soldados espalhados do Báltico ao Mar Negro. A cúpula concordou em implantar quatro novas unidades de combate na Bulgária, Romênia, Hungria e Eslováquia.

Uma autoridade da Otan estimou que até 15.000 soldados russos foram mortos na Ucrânia até agora e que um total de até 40.000 foram mortos, feridos, feitos prisioneiros ou estão desaparecidos.

O Reino Unido sancionou nesta quinta-feira outra onda de bancos russos, incluindo Gazprombank e Alfa Bank, bem como uma mulher que Londres disse ser enteada de Sergei Lavrov, veterano ministro das Relações Exteriores de Putin.

'Putin já cruzou a linha vermelha para a barbárie', disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acrescentando: 'Quanto mais duras nossas sanções... quanto mais pudermos fazer para ajudar a Ucrânia... mais rápido isso pode acabar'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden apoia mais ajuda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.