Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden vai caminhar, não correr, com acordos comerciais em meio a tensões EUA-China

Placeholder - loading - Biden vai caminhar, não correr, com acordos comerciais em meio a tensões EUA-China . REUTERS/Carlos Barria
Biden vai caminhar, não correr, com acordos comerciais em meio a tensões EUA-China . REUTERS/Carlos Barria

Publicada em  

Por Divya Chowdhury

(Reuters) - As relações entre os Estados Unidos e a China permanecerão tensas uma vez que o presidente norte-americano, Joe Biden, não deve se apressar para fechar novos acordos ou reduzir tarifas sobre a China, mesmo que esteja disposto a se dedicar ao comércio multilateral, disseram economistas e estrategistas.

Depois da postura de 'América Primeiro' do ex-presidente Donald Trump, o governo Biden assumiu a política de 'Compre a América' para fornecimento federal.

Isso significa continuidade das tensões, disse Rashmi Banga, economista sênior da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, ao Reuters Global Market Forum.

Ela previu que os Estados Unidos não mudarão suas políticas na rivalidade tecnológica em curso com a China, que tem um grande peso global na tecnologia digital e em serviços.

Dado o seu papel fundamental na guerra tecnológica sino-americana, Alastair Newton, cofundador e diretor da Alavan Business Advisory, descreveu Taiwan como 'o ponto de ignição mais perigoso do mundo'.

'Não estou prevendo uma guerra lá no curto a médio prazo, mas o risco de um erro de cálculo não é desprezível', disse ele.

De forma mais pacífica, Newton espera que Biden trabalhe com o presidente chinês, Xi Jinping, em questões como mudança climática e o Irã.

Os pactos comerciais também vão pressionar os Estados Unidos a se engajarem, disse Wendy Cutler, ex-representante comercial assistente no Escritório do Representante de Comércio dos EUA.

Os pactos incluem a Parceria Regional de Cooperação Econômica (RCEP, na sigla em inglês), que é vista como uma alternativa apoiada pela China ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP, na sigla em inglês), e é apontado como o maior acordo de livre comércio do mundo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden vai caminhar nao correr …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.