Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BNDES eleva em quase 10% lucro de 2018 com venda de participações acionárias

Placeholder - loading - Imagem da noticia "BNDES eleva em quase 10% lucro de 2018 com venda de participações acionárias"

Publicada em  

Atualizada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O lucro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cresceu 9,8 por cento em 2018, para 6,7 bilhões de reais, impulsionado pela venda de participações acionárias e pelo retorno do ganho com a carteira de ações do banco, disse nesta quarta-feira o presidente da instituição, Joaquim Levy.

Segundo Levy, o BNDES lucrou, respectivamente, 2,2 bilhões e 2,6 bilhões de reais com a venda de ações da Petrobras e da Vale em 2018. O banco também lucrou 1,1 bilhão com a venda de ações da Eletropaulo.

'Queremos encontrar aplicações e ativos que diminuam a volatilidade e tenham mais valor adicionado. Carregar Petrobras não traz tanto valor adicionado', disse o presidente do BNDES. 'Não queremos carregar grandes participações acionárias nem fazer o modelo antigo de financiamento', acrescentou.

Outro fator relevante para o desempenho em 2018 foi o retorno da carteira de ações do BNDESpar, braço de participações do banco, com os ganhos somando 7,1 bilhões de reais, quase o dobro do valor registrado em 2017.

Com o ritmo lento da economia brasileira, o retorno do BNDES com operações de empréstimos somou 12,3 bilhões de reais, ante 14,9 bilhões em 2017.

Segundo Levy, a prioridade daqui para a BNDESpar será apoiar empresas inovadoras, startups e fundos voltados para novas iniciativas, em vez de grandes grupos e empresas.

Levy disse esperar uma retomada mais vigorosa dos empréstimos ao longo desse ano, sem citar números, e destacou que a recuperação está associada a aprovação da reforma da previdência.

No ano passado, o BNDES provisionou cerca de 4,4 bilhões de reais para possíveis perdas com empréstimos para obras de engenharia em Cuba e na Venezuela. Uma CPI para tratar dos polêmicos empréstimos pode ser instalada no Congresso.

'Os empre?timos foram uma política de governo em um certo momento, responderam as prioridades da época. É uma oportunidade de se debater se a prioridade foi adequada', frisou Levy.

DEVOLUÇÕES

O presidente do BNDES acrescentou que em breve a diretoria do banco deve concluir um estudos com a estimativa de devolução de recursos ao Tesouro Nacional.

O BNDES recebeu cerca de 500 bilhões de reais do Tesouro Nacional nos últimos anos, recursos que foram repassados de forma subsidiada à iniciativa privada. A devolução vem sendo feita gradualmente. No fim do ano passado, a dívida com a União era de 307 bilhões de reais.

Levy prometeu uma devolução significativa neste ano, e que há convergência com a demanda do governo, que tem uma expectativa de devolução de cerca de 126 bilhões de reais.

'A gente não tem motivo de ter recursos que não tem interesse social e também queremos contribuir para queda da dívida pública. Isso está muito pacífico', finalizou.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bndes eleva em quase 10 lucro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.