Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bob Dylan completa 81 anos: relembre a carreira do músico

Um artista que por meio da música, literatura e artes visuais dialogou com o mundo

Placeholder - loading - Bob Dylan em apresentação de show. - Divulgação
Bob Dylan em apresentação de show. - Divulgação

Publicada em  

Hoje, 24 de maio, um dos maiores artistas da indústria musical completa mais um aniversário, 81 anos. Bob Dylan, com uma voz e músicas icônicas impactou o mundo desde muito novo com suas produções, em um momento em que carregava consigo apenas um sonho e ao longo de anos criou uma carreira expressiva.

Pensando nisso, a Antena 1 preparou uma pequena homenagem à celebração do 81º aniversário de Bob com um pouco de suas histórias, musicografia, discografia, hits e trajetória. Além disso, às 15h na nossa programação teremos uma homenagem especial ao músico.

Acompanhe a gente nessa tour!

Conhecido como Bob Dylan, seu nome de batismo na verdade é Robert Allen Zimmerman. Ele nasceu especificamente no dia 24 de maio de 1941 na cidade de Duluth, Minnesota, nos Estados Unidos.

Imagem de conteúdo da notícia "Bob Dylan completa 81 anos: relembre  a carreira do músico" #1
Toque para aumentar

O artista conhecido como “poeta trovador” conta com centenas de gravações e músicas publicadas ao longo de toda sua trajetória. Aqui em nossa rádio, ele é um dos cantores mais queridos e faz parte da história de muitos ouvintes.

Leia: Artista da semana: Colbie Caillat é o destaque da programação

Recentemente, em 2016, “Robert” recebeu o prêmio Nobel de Literatura, uma nomeação na qual pouquíssimas pessoas são contempladas dado o poder da premiação. O que o tornou o primeiro artista do mundo a receber os maiores prêmios e certificações do mundo no âmbito da música, cinema e literatura. Esse grande prêmio mostrou quão grande ele é, mas sua história começou há muitas décadas.

Bob é neto de imigrantes judeus russos e desde muito cedo demonstrou interesse nas artes e a música fazendo seus primeiros poemas aos dez anos de idade. Já quando entrou na adolescência, começou a ter aulas de instrumentos de forma autodidata sendo o piano e a guitarra os primeiros a serem escolhidos. A partir daí, ele começou a subir em seus primeiros palcos depois de entrar em alguns grupos de rock performando canções de Little Richard e Buddy Holly.

Imagem de conteúdo da notícia "Bob Dylan completa 81 anos: relembre  a carreira do músico" #2
Toque para aumentar

Quando ingressou na Universidade de Minnesota em 59, se interessou muito por novos ritmos, dentre eles estava o folk music, que foi certamente influenciado após conhecer as produções do cantor Woody Guthrie. Em seguida, sua carreira começou a crescer e mostrar a ele como ao mundo que sim, era possível.

Alguns dos maiores projetos foram: "Blowin' in the Wind" e "The Times They Are a Changin", que instantaneamente hinos dos movimentos pelos direitos civis e de oposição à guerra. Curiosamente, "Blowin' in the Wind" é uma das canções do artista que toca em nossa programação. Relembre:

Depois desse momento, seus versos tomaram algumas novas direções e exploraram temáticas mais sociais, filosóficas e literárias. Nessa mesma vibe, vinha a explosão da música Folk que desafiava o pop e ao mesmo tempo dialogava com a onda contracultura.

Outra premiação muito importante para a carreira do artista foi o recebimento da estatueta do Oscar em 2001. O músico ganhou a categoria de melhor canção original daquele ano, deixando sua marca na história de uma das maiores celebrações e certificações da música. Progressivamente, Dylan ia mostrando que chegou ao mundo para ficar.

No decorrer da carreira, Dylan descobriu uma enorme paixão pela escrita, o que certamente também está relacionado com o seu Nobel de Literatura. O profissional possui inúmeros livros que dialogam tanto sobre o mundo como a existência pautada pela música. Confira alguns deles:



Bob Dylan é fã de hip-hop. Entre seus artistas preferidos estão Ice-T, Public Enemy, NWA e Run-DMC. "Eles são todos poetas e sabiam o que estava acontecendo", disse Dylan em entrevista. Alguns rappers consideram a música "Subterranean Homesick Blues", de 1965, uma das primeiras canções de rap moderno.

Você sabia que Bob Dylan é um grande fã e apreciador de hip-hop? Ele gosta muito das produções do ritmo e alguns de seus artistas favoritos são Ice-T, Public Enemy, NWA e Run-DMC. Em uma entrevista ele contou um pouco sobre essa paixão e disse: "Eles são todos poetas e sabiam o que estava acontecendo".



leia também: U2: há 35 anos “With Or Without You” estava no topo da Billboard

Álbuns de Bob:

Bob Dylan

The Freewheelin' Bob Dylan

Bringing It All Back Home

Highway 61 Revisited

Blonde on Blonde

John Wesley Harding

Blood on the Tracks

Desire

Infidels

Modern Times




Com uma carreira gigantesca e diversas produções, Bob Dylan completa mais um aniversário. Desejamos um feliz aniversário, e que essa data venha a trazer inúmeras coisas boas ao artista. Parabéns por tudo!

Veja também:

Gucci Cosmogonie: conheça a nova coleção

Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Kim Carnes






Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bob dylan completa 81 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.