Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BOB DYLAN É O ARTISTA DA SEMANA

ARTISTA NORTE-AMERICANO É O SUCESSO EM NOSSA PROGRAMAÇÃO

Placeholder - loading - Bob Dylan em fundo bege
Bob Dylan em fundo bege

Publicada em  

Bob Dylan, nascido como Robert Allen Zimmerman em Duluth, no dia 24 de maio de 1941. É um cantor, compositor, escritor, ator, pintor e artista visual norte-americano e uma importante figura na cultura popular há mais de cinquenta anos. Grande parte de seu trabalho mais célebre data da década de 1960, quando canções como "Blowin' in the Wind" e "The Times They Are a Changin'" se tornaram hinos dos movimentos pelos direitos civis e de oposição à Guerra do Vietnã. Confira mais sobre a história e carreira do cantor ouvindo o podcast do artista sobre o Bob Dylan clicando aqui.

Suas letras durante esse período incorporaram uma ampla gama de influências políticas, sociais, filosóficas e literárias, desafiaram as convenções da música pop e apelaram à crescente contracultura. Por conta disso, a música Folk, na cultura norte-americana, atingiu o auge de popularidade nas década de 50 e 60 e Bob Dylan incorporou as tensões dessa época da melhor forma, com foco nos detalhes e humor.

Neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou em grupos de rock, com a imitação de Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.

Em 2004 foi eleito pela revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos, somente atrás dos Beatles, e uma de suas principais canções, "Like a Rolling Stone", foi escolhida como a melhor de todos os tempos. Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Foi laureado com o Nobel da Literatura de 2016, por ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana. E, assim, tornou-se o primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Pulitzer, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro. Formou várias bandas, como The Shadow Blasters, de curta duração, e The Golden Chords, com a qual chegaria a tocar no programa de busca de talentos Rock and Roll Is Here to Stay.

Em 1985, Dylan explicou sua atração pelo folk: "A coisa sobre o rock'n'roll é que para mim de qualquer jeito ele não era suficiente. Havia bons bordões e ritmo pulsante, mas as canções não eram sérias ou não refletiam a vida de um modo realista.Eu sabia que quando eu entrei na música folk, era um tipo de coisa mais sério. As canções eram enchidas com mais desespero, mais tristeza, mais triunfo, mais fé no sobrenatural, sentimentos mais profundos”.

Em 13 de outubro de 2016, foi anunciada a escolha de Bob ao Prêmio Nobel da Literatura de 2016, em um evento em Estocolmo, na Suécia. Já em Março de 2020, Dylan divulgou a sua primeira música original, desde o álbum de 2012 Tempest. “Murder Most Foul” é uma canção de 17 minutos que fala do assassinato de John F. Kennedy. Quer conhecer mais sobre a história de Bob Dylan e ouvir alguns de seus principais sucessos? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista clicando aqui!

Veja também:

Bob Dylan: Patti Smith celebrará 80 aniversário do astro em festival.

Bob Dylan figura os rankings de álbuns mais vendidos globalmente.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bob dylan e o artista da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.