Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro diz que eleições serão limpas, mas levanta suspeita de 'fragilidades' em urnas

Placeholder - loading - 05/01/2022 REUTERS/Amanda Perobelli
05/01/2022 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Ao sair do hospital nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as eleições de 2022 serão 'limpas' porque as Forças Armadas irão participar de 'todo o processo eleitoral', mas indicou que existiriam supostas 'fragilidades' no sistema.

'Tenho certeza que vamos ter eleições limpas', disse, ao deixar o hospital. 'As Forças Armadas foram convidadas e vamos participar de todo o processo eleitoral.'

Durante vários meses no ano passado, até os atos de 7 de setembro, Bolsonaro fomentou dúvidas sobre as urnas eletrônicas, pediu a aprovação do voto impresso e chegou a insinuar que não haveria eleições este ano se o voto impresso não fosse aprovado.

Pressionado pelos partidos do centrão, que passaram a compor sua base, o presidente amainou o tom e passou a dizer que as eleições seriam seguras depois que as Forças Armadas foram convidadas a participar do grupo formado pelo Tribunal Superior Eleitoral que acompanha o pleito.

Recentemente, no entanto, Bolsonaro voltou a fazer questionamentos. Ao sair do hospital, disse que o Ministério da Defesa levantou pontos sobre a 'fragilidade das urnas eletrônicas' que precisarão ser respondidos.

'Não vai ser com bravata que vamos aceitar o que querem nos impor. Teremos eleições limpas e transparentes', disse.

Bolsonaro aproveitou ainda a presença de jornalistas para voltar a falar da investigação sobre a facada que levou em 2018, durante a campanha. Apesar de duas investigações da Polícia Federal terem concluído que Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho, Bolsonaro insistiu em novas investigações. Recentemente, a Justiça autorizou uma nova investigação e um novo delegado foi indicado.

Bolsonaro comparou o caso com o do prefeito petista de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002, e disse que a investigação 'chegaria em gente importante', mesmo sem existir até agora qualquer indício sobre isso.

Ao ser questionado sobre sua saúde ao longo da campanha eleitoral, e novos riscos de obstrução intestinal como a que teve agora, voltou a insinuar o envolvimento de rivais em supostos ataques contra ele.

'Minha preocupação não é com as minhas viagens, mas sim com segurança. Sabemos até onde o outro lado pode chegar. A política brasileira, depois que a esquerda se fez mais presente... Como eles são agressivos, como eles têm tentado eliminar seus adversários não interessa como', acusou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro diz que eleicoes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.