Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Boy George completa 61 anos: relembre a carreira do artista

Um homem que por meio das artes continua a deixar sua marca no mundo

Placeholder - loading - Foto/Divulgação: Boy George em fundo branco para photoshoot.
Foto/Divulgação: Boy George em fundo branco para photoshoot.

Publicada em  

Hoje, dia 14 de junho, um dos membros da banda britânica, Boy George, completa 61 anos de idade. Ao longo de sua carreira ele contribui imensamente para a indústria musical e se tornou uma das figuras mais icônicas de todos os tempos.

Boy George em fundo cinza
Toque para aumentar

Seu nome de batismo é George Alan O'Dowd, conhecido por seu nome artístico Boy George, ele nasceu no verão na cidade de Londres. Ele é filho de Gerry e Dinah O'Dowd. George cresceu em uma casa animada na companhia de seus quatro irmãos e uma irmã, respectivamente, Gerald, Kevin, David, Richard e Siobhan.

Leia mais: Artista Da Semana: George Ezra É Destaque Na Programação Da Antena 1

Mesmo ter tido uma infância com bastante pessoas ao seu redor, por diversas vezes, George contou que durante sua infância ele enfrentou o desafio da solidão. Na escola, ele pode explorar seus desafios internos estudando e se aprofundando nas artes. No entanto, aquele ambiente não era tão saudável ou o aceitava da forma que ele era, ali dentro ele enfrentava uma luta constante entre ele e seus professores, assim em pouco tempo ele foi expulso do colégio devido ao seu comportamento que colocavam como estranho e também suas roupas e maquiagens.

Boy George em fundo vermelho
Toque para aumentar

Da adolescência até a fase adulta, ele passou por fases bem difíceis e em período muito difícil ele se encontrou sem escola e sem emprego. Com o objetivo de poder viver, ele teve que aceitar as primeiras oportunidades de trabalho que apareciam para poder se manter. Assim, ele foi colhedor de frutas, maquiador e modista.

Durante esse período, seu país passava por uma transformação no cenário artístico com o início do novo Movimento Romântico, que foi fortemente influenciado por David Bowie.

George se encaixou perfeitamente no estilo pois além de ir de encontro com seus ideais e sua forma de enxergar o mundo, alí era uma esfera em que a possibilidade de expressar era enormemente maior. Foi inquestionável a forma como os novos românticos chamavam a atenção das pessoas e da mídia, que rapidamente elevaram seus olhos para o artista e cederam um espaço para que ele contasse quem ele era.

Goy George usando chapréu vermelho em fundo cinza
Toque para aumentar

Confira: Turismo Galáctico: A Proposta De Um Hotel Espacial

Então, o primeiro grande passo de George pode ser pontuado quando foi notado por Malcolm McLaren, o grande nome por trás do grupo “Sex Pistols”. Além disso, outro grupo que eles agenciavam naquele momento era o “Bow Wow Wow”, que tinha como líder a artista Annabella Lwin. O empresário estudou o grupo e analisou algumas coisas que poderiam ser melhoradas como a presença de palco e as notas durante as apresentações. Como solução ele propôs a tentativa de trazer George para que passasse a se apresentar com o grupo e trouxesse uma nova energia durante os shows.

Tecnicamente, essa colaboração entre artistas fluiu por algum tempo mas não durou muito após a acentuação de conflitos entre Lwin e Boy. Depois disso, ele começou a pensar em criar o seu próprio grupo. As inseguranças sobre o que fazer eram grandes, mas com apenas um sonho, ele seguiu.

Foi possível a criação de “The Sex Gang Children'' junto ao baixista Mikey Craig e o baterista Jon Moss, que foram os primeiros a se tornarem membros do grupo depois de Roy Hay. Pouco tempo depois, eles resolveram que seria melhor trocar o nome do grupo para Culture Club. A curiosidade por trás disso era que eles eram um grande mix de nacionalidades, pois George era irlandês, Craig jamaicano e britânico, Moss vinha de uma família judaica e Hay era britânico. Com histórias distintas, eles se juntaram por um sonho e marcaram a indústria da música para sempre.

Culture Club em fundo bege
Toque para aumentar

Foi rápido para que o quarteto se tornasse grandes rockstars. A explosão foi tamanha que eles receberam a proposta de assinar com a gravadora Virgin Records no Reino Unido e Epic Records na América. Em 1982, eles lançaram seu álbum de debut “Kissing To Be Clever”. O recebimento do disco foi muito bom e pode-se dizer que o grande single que marcou a produção foi "Do You Really Want To Hurt Me?" gerando uma grande visibilidade ao grupo, que emplacaram a música no primeiro lugar em 16 países diferentes.

O grupo continuou a produzir e entregar projetos impecáveis aos fãs ao longo de anos juntos.

Culture Club já tinha a distinção de ser o primeiro grupo desde os Beatles a ter três músicas de seu álbum de estreia no top 10 da Billboard Hot 100. O segundo álbum do grupo, "Color By Numbers" (1983) também foi um sucesso, com o single "Karma Chameleon" disparando para o primeiro lugar em vários países, incluindo os EUA, onde permaneceu por quatro semanas.

George logo se tornou um nome familiar, tornando-o uma escolha natural para um dos vocais principais do single do Band Aid "Do They Know It's Christmas?" em 1984. No entanto, a pressão da fama começou a cobrar seu preço e, no final de 1985, George desenvolveu um vício em heroína. Culture Club começou a se perder musicalmente. O trabalho em seu quarto álbum "From Luxury To Heartache" (1986) provou ser uma dor de cabeça enquanto as sessões de gravação se arrastavam por horas.

Já em 1987, George deu início a sua carreira como artista solo e debutou com o álbum “Sold” que atingiu um sucesso notório em seu país. A partir disso, ele se envolveu em diversos projetos em outras partes de sua vivência artística como moda e artes.

Em 1995, o artista publicou seu primeiro livro, a autobiografia chamada "Take it Like A Man", este livro contando sua genuína história rapidamente ganhou o título de best seller na Inglaterra e nos Estados Unidos. A partir daqui, ele começou a se dedicar à literatura e publicar outros livros.

Boy George em fundo preto usando chapéu rosa chiclete
Toque para aumentar

Alguns anos em 2002, ele recebeu sua primeira proposta para atuar e garantiu um papel no musical "Taboo", peça teatral que retrata a época do New Romantic, a qual ele mais do que ninguém podia falar sobre. Nesse projeto, ele contribuiu tanto com a atuação como produzindo a trilha sonora da obra.

Sobre a sua conexão com a moda, George possui uma grife na cidade de Londres há alguns anos, o nome do espaço é “B-Rude” e conta com a sua direção criativa. Atualmente, ele também é uma das quatro cadeiras de treinadores do programa internacional “The Voice” na Austrália. Um espaço que usa de todos seus conhecimentos e experiências para ensinar jovens artistas que sonham em integrar ao mercado.

Boy George usando chapéu verde-água
Toque para aumentar

Com uma carreira gigantesca e diversas produções, Boy George completa mais um aniversário. Desejamos um feliz aniversário, e que essa data venha a trazer inúmeras coisas boas ao artista. Parabéns por tudo!

Veja também:

Playlist Antena 1: As 10 Melhores Músicas De Barry White

Playlist Antena 1: Especial Dia Dos Namorados

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. boy george completa 61 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.