Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Boy George completa 61 anos: relembre a carreira do artista

Um homem que por meio das artes continua a deixar sua marca no mundo

Placeholder - loading - Foto/Divulgação: Boy George em fundo branco para photoshoot.
Foto/Divulgação: Boy George em fundo branco para photoshoot.

Publicada em  

Hoje, dia 14 de junho, um dos membros da banda britânica, Boy George, completa 61 anos de idade. Ao longo de sua carreira ele contribui imensamente para a indústria musical e se tornou uma das figuras mais icônicas de todos os tempos.

Boy George em fundo cinza
Toque para aumentar

Seu nome de batismo é George Alan O'Dowd, conhecido por seu nome artístico Boy George, ele nasceu no verão na cidade de Londres. Ele é filho de Gerry e Dinah O'Dowd. George cresceu em uma casa animada na companhia de seus quatro irmãos e uma irmã, respectivamente, Gerald, Kevin, David, Richard e Siobhan.

Leia mais: Artista Da Semana: George Ezra É Destaque Na Programação Da Antena 1

Mesmo ter tido uma infância com bastante pessoas ao seu redor, por diversas vezes, George contou que durante sua infância ele enfrentou o desafio da solidão. Na escola, ele pode explorar seus desafios internos estudando e se aprofundando nas artes. No entanto, aquele ambiente não era tão saudável ou o aceitava da forma que ele era, ali dentro ele enfrentava uma luta constante entre ele e seus professores, assim em pouco tempo ele foi expulso do colégio devido ao seu comportamento que colocavam como estranho e também suas roupas e maquiagens.

Boy George em fundo vermelho
Toque para aumentar

Da adolescência até a fase adulta, ele passou por fases bem difíceis e em período muito difícil ele se encontrou sem escola e sem emprego. Com o objetivo de poder viver, ele teve que aceitar as primeiras oportunidades de trabalho que apareciam para poder se manter. Assim, ele foi colhedor de frutas, maquiador e modista.

Durante esse período, seu país passava por uma transformação no cenário artístico com o início do novo Movimento Romântico, que foi fortemente influenciado por David Bowie.

George se encaixou perfeitamente no estilo pois além de ir de encontro com seus ideais e sua forma de enxergar o mundo, alí era uma esfera em que a possibilidade de expressar era enormemente maior. Foi inquestionável a forma como os novos românticos chamavam a atenção das pessoas e da mídia, que rapidamente elevaram seus olhos para o artista e cederam um espaço para que ele contasse quem ele era.

Goy George usando chapréu vermelho em fundo cinza
Toque para aumentar

Confira: Turismo Galáctico: A Proposta De Um Hotel Espacial

Então, o primeiro grande passo de George pode ser pontuado quando foi notado por Malcolm McLaren, o grande nome por trás do grupo “Sex Pistols”. Além disso, outro grupo que eles agenciavam naquele momento era o “Bow Wow Wow”, que tinha como líder a artista Annabella Lwin. O empresário estudou o grupo e analisou algumas coisas que poderiam ser melhoradas como a presença de palco e as notas durante as apresentações. Como solução ele propôs a tentativa de trazer George para que passasse a se apresentar com o grupo e trouxesse uma nova energia durante os shows.

Tecnicamente, essa colaboração entre artistas fluiu por algum tempo mas não durou muito após a acentuação de conflitos entre Lwin e Boy. Depois disso, ele começou a pensar em criar o seu próprio grupo. As inseguranças sobre o que fazer eram grandes, mas com apenas um sonho, ele seguiu.

Foi possível a criação de “The Sex Gang Children'' junto ao baixista Mikey Craig e o baterista Jon Moss, que foram os primeiros a se tornarem membros do grupo depois de Roy Hay. Pouco tempo depois, eles resolveram que seria melhor trocar o nome do grupo para Culture Club. A curiosidade por trás disso era que eles eram um grande mix de nacionalidades, pois George era irlandês, Craig jamaicano e britânico, Moss vinha de uma família judaica e Hay era britânico. Com histórias distintas, eles se juntaram por um sonho e marcaram a indústria da música para sempre.

Culture Club em fundo bege
Toque para aumentar

Foi rápido para que o quarteto se tornasse grandes rockstars. A explosão foi tamanha que eles receberam a proposta de assinar com a gravadora Virgin Records no Reino Unido e Epic Records na América. Em 1982, eles lançaram seu álbum de debut “Kissing To Be Clever”. O recebimento do disco foi muito bom e pode-se dizer que o grande single que marcou a produção foi "Do You Really Want To Hurt Me?" gerando uma grande visibilidade ao grupo, que emplacaram a música no primeiro lugar em 16 países diferentes.

O grupo continuou a produzir e entregar projetos impecáveis aos fãs ao longo de anos juntos.

Culture Club já tinha a distinção de ser o primeiro grupo desde os Beatles a ter três músicas de seu álbum de estreia no top 10 da Billboard Hot 100. O segundo álbum do grupo, "Color By Numbers" (1983) também foi um sucesso, com o single "Karma Chameleon" disparando para o primeiro lugar em vários países, incluindo os EUA, onde permaneceu por quatro semanas.

George logo se tornou um nome familiar, tornando-o uma escolha natural para um dos vocais principais do single do Band Aid "Do They Know It's Christmas?" em 1984. No entanto, a pressão da fama começou a cobrar seu preço e, no final de 1985, George desenvolveu um vício em heroína. Culture Club começou a se perder musicalmente. O trabalho em seu quarto álbum "From Luxury To Heartache" (1986) provou ser uma dor de cabeça enquanto as sessões de gravação se arrastavam por horas.

Já em 1987, George deu início a sua carreira como artista solo e debutou com o álbum “Sold” que atingiu um sucesso notório em seu país. A partir disso, ele se envolveu em diversos projetos em outras partes de sua vivência artística como moda e artes.

Em 1995, o artista publicou seu primeiro livro, a autobiografia chamada "Take it Like A Man", este livro contando sua genuína história rapidamente ganhou o título de best seller na Inglaterra e nos Estados Unidos. A partir daqui, ele começou a se dedicar à literatura e publicar outros livros.

Boy George em fundo preto usando chapéu rosa chiclete
Toque para aumentar

Alguns anos em 2002, ele recebeu sua primeira proposta para atuar e garantiu um papel no musical "Taboo", peça teatral que retrata a época do New Romantic, a qual ele mais do que ninguém podia falar sobre. Nesse projeto, ele contribuiu tanto com a atuação como produzindo a trilha sonora da obra.

Sobre a sua conexão com a moda, George possui uma grife na cidade de Londres há alguns anos, o nome do espaço é “B-Rude” e conta com a sua direção criativa. Atualmente, ele também é uma das quatro cadeiras de treinadores do programa internacional “The Voice” na Austrália. Um espaço que usa de todos seus conhecimentos e experiências para ensinar jovens artistas que sonham em integrar ao mercado.

Boy George usando chapéu verde-água
Toque para aumentar

Com uma carreira gigantesca e diversas produções, Boy George completa mais um aniversário. Desejamos um feliz aniversário, e que essa data venha a trazer inúmeras coisas boas ao artista. Parabéns por tudo!

Veja também:

Playlist Antena 1: As 10 Melhores Músicas De Barry White

Playlist Antena 1: Especial Dia Dos Namorados

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Olivia Newton John: 10 músicas mais tocadas após a morte da cantora

Olivia Newton John: 10 músicas mais tocadas após a morte da cantora

Olivia Newton-John faleceu em 8 de agosto, aos 73 anos, mas sua obra será infinita. Várias canções da artista entraram nos rankings da Billboard, graças aos fãs que encontraram nas músicas um alento para a saudade.

A revista americana listou as 10 músicas mais ouvidas nos Estados Unidos desde o falecimento até 14 de agosto. Nesse período, o catálogo de músicas de Olivia teve um aumento de 615%. Nos streamings dos Estados Unidos a demanda foi de 1.4 milhões para 10.2 milhões

Ao longo da carreira, Olivia Newton John teve 5 músicas no topo da Billboard, 15 no top 10 entre 1974 e 1984 e dois álbuns entre os mais ouvidos da Hot 200: “If You Love Me Let Me Know”, de 1974 e “Have You Never Been Mellow”, de 1975.

Confira a lista

  1. “You’re the One That I Want” - com John Travolta, 2.4 milhões
  2. “Hopelessly Devoted to You” - 2.2 milhões
  3. “Summer Nights” - com John Travolta, 1.3 milhões
  4. “Physical” - 1.1 milhões
  5. “Magic” - 859 mil
  6. “Xanadu” - com Electric Light Orchestra, 603 mil
  7. “Have You Never Been Mellow” - 499 mil
  8. “A Little More Love” - 452 mil
  9. “We Go Together” - com John Travolta, 409 mil
  10. “Twist of Fate” - 387 mil

Olhando o quadro vemos que as canções dos filmes de Olivia foram algumas das mais marcantes. Sucessos de Grease – Muitos com John Travolta - fecham todo o top 3, a trilha sonora de “Xanadu”, gravada com o Electric Light Orchestra vem em sexto lugar.

Vale destacar a faixa “Physical” que vem em 4 lugar. A música tiha sido oferecida a Rod Stewart para que fizesse um “macho man rock”, mas abou com Olivia Newton-John que fez da canção em um hit pop,

Vale ressaltar as parcerias da lista. John Travolta participa de “You’re the One That I Want” e “We Go Together”. Já em “Xanadu” a parceria é com a banda Electric Light Orchestra (Elo).

Olivia Newton-John já faz falta e essa grande performance de suas canções só mostra a saudades dos fãs

Veja também

VMA 2022: TWITTER PERMITIRÁ INTERAÇÃO COM ARTISTAS E FÃS AO REDOR DO MUNDO

KELLY CLARKSON BUSCA POR CANTORES EM NOVA COMPETIÇÃO

8 H
Placeholder - loading - Imagem da notícia Letra e Tradução: Eagles - Hotel California

Letra e Tradução: Eagles - Hotel California

Aprenda a cantar e confira o significado de hits com a Antena 1 de uma maneira divertida e prática. O single de hoje é “Hotel California”, da banda de rock norte-americana, Eagles, formada em 1971, por Glenn Frey, Don Henley, Bernie Leadon e Randy Meisner.


[music-item artistSlug=eagles musicSlug=hotel-california]


Lançada em 1976, a canção foi composta por Don Felder (guitarrista e vocalista), Henley (baterista) e Frey (cordas, teclas e vocal). A produção de mesmo nome do quinto álbum de estúdio dos artistas liderou a parada da Billboard quase que imediatamente após seu lançamento. A música é um dos grandes hits do grupo, e graças ao imenso sucesso, virou a canção assinatura do Eagles.

O trabalho gerou grande notoriedade aos músicos, fazendo com que recebessem inúmeros prêmios. Pela música “Hotel California”, a banda venceu o Grammy de 1978 na categoria de “Record Of The Year”, além de entrar para a 37 ° posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone, em 2003.

História da música

“Hotel California” é definitivamente uma daquelas faixas que marcaram a indústria musical. Entender todo seu processo de criação, como e por que motivos tal narrativa fora desenvolvida é, então, inserir-se na própria história da música.

De forma quase antropológica, os Eagles buscaram captar comportamentos que se propagavam no mundo do rock naquela época. Logo, no decorrer da letra eles relatam não apenas experiências vividas por outros astros, mas sim os próprios momentos vividos pela banda ao longo de sua carreira.

Henley disse que "é basicamente uma canção sobre o lado sombrio do sonho Americano, e sobre o excesso na América, que é algo que eu sabia muito sobre".

O Hotel California não passa de um grande símbolo. Ele é um receptáculo aos que fazem parte da indústria da música. Para os que veem de fora, tal universo pode parecer fantástico, porém na realidade está repleto de aspectos negativos que seduzem os artistas para vícios e outros obstáculos. Assim, o local é uma forma de escapismo desse mundo, é um espaço intocável, idealizado.

As pessoas dizem: onde fica o Hotel Califórnia? Muitos serem tal lugar. Não um ÚNICO. Era Los Angeles”, contou o guitarrista Joe Walsh, que entrou como participação fixa na banda.

O tema foi decidido por Henley, completamente baseado no The Beverly Hills Hotel, que era um grande ícone da época. "Estávamos recebendo uma extensa educação, na vida, no amor, nos negócios. Beverly Hills ainda era um lugar mítico para nós. Nesse sentido, tornou-se uma espécie de símbolo, e o 'Hotel' o locus de tudo o que LA passou a significar para nós. Em uma frase, eu resumiria como o fim da inocência, primeiro round", pontuou o baterista.

Relembre a canção:



Desempenho e reconhecimento

A primeira vez que a canção entrou para a Billboard Hot 100, foi em 26 de fevereiro de 1977. A faixa liderou a parada de singles da Hot 100 por uma semana em maio, além de ter sido a quarta música da banda a alcançar o primeiro lugar nessa lista.

Em 2009, a música foi ainda certificadaPlatinum (Digital Sales Award) pela RIAA, devido às vendas de um milhão de downloads digitais. Desde então, vendeu mais de 3 milhões de downloads.

O solo de guitarra da música foi eleito o melhor solo de todos os tempos pelos leitores da revista Guitarist em 1998. Além disso, ficou em 8º lugar no Top 100 Guitar Solos, da Guitar Magazine. Outra curiosidade interessante é que a canção foi incluída no videogame Guitar Hero World Tour. Depois de tanto sucesso, ainda foi classificada como a número 1 na lista das melhores músicas de violão de 12 cordas de todos os tempos, pela revista Guitar World em 2015.

Letra e tradução

Aprenda a cantar e confira o significado de inúmeros hits com a Antena 1 de uma maneira divertida e prática. Confira o vídeo exclusivo da Antena 1 de “Hotel California”:

Veja também:

OLIVIA NEWTON JOHN: 10 MÚSICAS MAIS TOCADAS APÓS A MORTE DA CANTORA

#TBT: MADONNA FAZ ANIVERSÁRIO! RELEMBRE OS SUCESSOS DA ARTISTA

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. boy george completa 61 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.