Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    Brasileiros enviados para o México reclamam de medida do governo Trump

    Placeholder - loading - Imigrantes brasileiros em abrigo no México 30/01/2020 REUTERS/Jose Luis Gonzalez
    Imigrantes brasileiros em abrigo no México 30/01/2020 REUTERS/Jose Luis Gonzalez

    Publicada em  

    Por Jose Luis Gonzalez

    CIUDAD JUÁREZ, México (Reuters) - Perplexos, tristes e decepcionados, imigrantes brasileiros enviados dos Estados Unidos para o México nesta semana ficaram se perguntando como haviam acabado em um terceiro país.

    Os EUA começaram a enviar de volta ao México na quarta-feira alguns imigrantes brasileiros que haviam cruzado a fronteira, onde devem aguardar suas audiências em tribunais norte-americanos sob um programa conhecido como Protocolo de Proteção do Imigrante (MPP, na sigla em inglês).

    Esse é um dos muitos mecanismos do governo do presidente norte-americano, Donald Trump, para reduzir o número de pessoas em busca de asilo na fronteira EUA-México. Desde o início do programa, há um ano, mais de 57 mil imigrantes não mexicanos foram deportados ao país.

    'Eu não entendo por que fui enviada para cá', disse a brasileira Tânia Costa, acrescentando que não entendia espanhol e estava impossibilitada de se comunicar com autoridades do México. 'Por que eles me deportaram para o México e não para o Brasil?'.

    Ela afirmou que autoridades norte-americanas não lhe explicaram que seria enviada para o México. A Patrulha de Fronteira dos EUA não respondeu de imediato a um pedido por comentários.

    Dez imigrantes brasileiros foram deportados ao México sob o MPP na quarta-feira, de acordo com Enrique Valenzuela, que chefia os serviços de proteção civil no Estado de Chihuahua. O programa anteriormente era restrito a falantes da língua espanhola.

    Costa e sua filha de 6 anos estavam entre os brasileiros deportados. Elas haviam saído de Belo Horizonte há apenas uma semana, disse.

    'Ouvi falar de pessoas que conseguiram, então tentei também', disse Costa. 'Eu tinha uma audiência marcada, tudo estava marcado, mas eles não me deixaram ficar lá'.

    Costa recebia ameaças de morte devido à dificuldade de pagar uma dívida, explicou, e por não ter emprego. 'Eles disseram que, já que não queríamos voltar ao Brasil, porque éramos ameaçadas, então eles tinham que nos deportar para o México'.

    A Patrulha de Fronteira norte-americana capturou cerca de 17.900 brasileiros na fronteira sudoeste do México no último ano fiscal, que começou em 1º de outubro de 2018. O número foi um aumento acentuado em relação às 1.500 detenções do ano anterior.

    'Gostaria de voltar aos Estados Unidos', disse Costa. 'Eles nos deram uma data no tribunal, mas em abril. E não temos como voltar ao Brasil'.

    (Reportagem adicional de Brad Haynes, em São Paulo; Kristina Cooke, em Los Angeles; e Lizbeth Diaz, na Cidade do México)

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    Hoje, 16 de maio, a superestrela pop global Dua Lipa anunciou que fará uma apresentação única no Brasil. A Future Nostalgia Tour 2022, visitará São Paulo no dia 8 de setembro deste ano no Distrito Anhembi, como divulgação do álbum homônimo e vencedor do Grammy.

    A turnê pela América Latina também terá apresentações em Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Cidade do México e Monterrey, lista completa das datas da turnê abaixo.

    A pré-venda será entre os dias 17 e 18 de maio, a partir das 10h. Já para o público geral, a venda começa no dia 19 de maio, nos mesmos canais e horários. Os ingressos estarão disponíveis online e na bilheteria oficial física no Pacaembu.

    “Estou tão emocionada de fazer uma turnê novamente e ver meus anjos pessoalmente! Que incrível podermos todos dançar e comemorar juntos mais uma vez”, diz Dua. “Quando eu estava escrevendo ‘Future Nostalgia', imaginei as músicas sendo tocadas em clubes nas noites com seus amigos. Estou tão animada que esse sonho está finalmente se tornando realidade. Mal posso esperar para vivenciar essas músicas ao vivo com vocês!”, afirma a cantora.

    Essa será a primeira vez que Dua conecta sua visão ao vivo para este álbum, com a Billboard a chamando de “exatamente o tipo de show de retorno ao mundo real que os fãs de pop anseiam”. Anteriormente, a superestrela foi capaz de se apresentar para o público durante Studio 2051 - sua live que bateu recordes de transmissão ao vivo, com mais de 5 milhões de espectadores.

    Dua está atualmente fazendo turnê pela Europa, sendo esta sua primeira turnê mundial desde seu segundo álbum, intitulado "Future Nostalgia" ganhou disco de platina.



    Saiba mais sobre Future Nostalgia

    "Future Nostalgia" é o álbum mais antigo no top 10 de uma artista feminina na Billboard 200 deste ano e foi o álbum mais transmitido de 2020 nas plataformas online. O disco chegou nas listas de "Best Of" do final de 2021 da Rolling Stone, Billboard e Pitchfork. Além disso, a produção também gerou vários singles de sucesso, incluindo as faixas "Break My Heart" e "Levitating", que ainda estão no topo das paradas.

    Future Nostalgia agora tem mais de 7 bilhões de streams em todas as plataformas do mundo todo. Depois de receber 6 indicações ao Grammy 2021, incluindo Gravação, Canção e Álbum do Ano, ela agora é três vezes vencedora do Grammy, tendo recebido prêmios de Melhor Álbum Vocal Pop este ano e de Melhor Artista Novo e Melhor Gravação de Dança em 2019.

    Além de quebrar recordes de rádio, Dua também é uma força dominante nas plataformas de streaming, liderando a parada de artistas como a artista feminina mais transmitida no aplicativo e atualmente é a quarta maior artista geral, com mais de 65 milhões de ouvintes mensais.

    Veja a lista completa de datas da turnê na América Latina:

    9 H
    1. Home
    2. noticias
    3. brasileiros enviados para o …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.