Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Cabiria Festival' inclui debate com Anita Rocha, diretora indicada no Festival de Cannes

O evento está previsto para acontecer até o dia 17 de outubro

Placeholder - loading - iStock
iStock

Publicada em  

Na última quarta-feira, deu-se início a terceira edição do Cabiria Festival - Mulheres e Audiovisual. A programação do festival, que envolve a exibição gratuita de filmes, bate-papos com figuras de destaque e até oficinas, ficará disponível até o dia 17 deste mês.

O evento visa divulgar obras produzidas por mulheres e aumentar a diversidade de gênero no meio do cinema.

Hoje, 8 de outubro, no segundo dia do evento ocorrerá às 19 horas um Estudo de Caso de Parcerias Criativas do filme Medusa, único filme 100% brasileiro a competir em Cannes este ano, na seleção independente da Quinzena dos Realizadores.

O Estudo consistirá num debate entre Anita Rocha da Silveira, a premiada diretora do filme que já marcou presença em grandes festivais como o de Veneza, e Vânia Catani, a produtora, sendo mediado pela jornalista Renata Boldrini, uma das maiores influenciadoras de cinema do país. Medusa é o segundo longa-metragem da diretora, e mantém o interesse dela pela investigação de temas humanos. Em Mate-me Por Favor (2015), ela tratava sobre desejos de adolescentes; em Medusa, expande o escopo da investigação e da mensagem ao tratar do tema da forte influência religiosa e da busca incessante para manter uma boa aparência, com uma estética tão explícita que transforma o fanatismo em uma grande caricatura de si mesmo.

Também está disponível o longa-metragem A Mesma Parte de um Homem, com direção de Ana Johann, que retrata a vida de uma mulher interiorana que é balançada pela chegada de um desconhecido. O filme ficará disponível por 48 horas na plataforma Mubi.

Confira o trailer:

Nos dias que se seguem, serão realizados mais estudos de caso, masterclasses, oficinas, exibições, premiações e até mesmo estreias de filmes. Fique ligado para não perder nada desse festival incrível!

Sobre o festival

Expansão do Cabiria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 prestigia e aumenta a visibilidade de roteiristas mulheres, o Cabiria Festival busca reduzir a desigualdade de gênero no meio do cinema e do audiovisual.

As ações do festival incluem oficinas, exibições, premiações e debates que visam fomentar, inspirar e auxiliar cineastas mulheres, junto com o Cabiria LAB, que busca desenvolver roteiros e estruturas projetos de audiovisual.

O festival é realizado pelas produtoras Laranjeiras Filmes e a Ypê Rosa Produções, patrocinado pela Spcine e com o apoio da Embaixada da França, Goethe Institut Rio de Janeiro, Instituto Alana, Projeto Paradiso, Telecine, Videocamp, Mubi, Selo ELAS, Canal Brasil, ABRA, Globo, Imprensa Mahon, Canal Curta e outros.

Veja Também:

“As Aves da Noite”, peça de Hilda Hilst, será exibida gratuitamente no YouTube

2º Festival de Cinema Russo acontece de forma online e gratuita

Escrito por Luccas Franco Comitre

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cabiria festival inclui …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.