Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Câmara aprova MP que reajusta salário mínimo para R$ 1.320 e amplia isenção do IR; texto vai ao Senado

Placeholder - loading - Plenário da Câmara dos Deputados 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado
Plenário da Câmara dos Deputados 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira a medida provisória que reajusta o salário mínimo para 1.320 reais e ainda incorporou correção na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.

A MP será agora analisada pelo Senado.

O novo valor do salário mínimo, definido pela MP, está vigente desde 1º de maio deste ano. O texto também traz uma política permanente de valorização do salário mínimo.

O relator da MP na comissão mista que a analisou, deputado Merlong Solano (PT-PI), afirmou que a proposta deriva da necessidade de recuperar a renda e o poder de compra dos trabalhadores e ponderou que não houve reajuste real do mínimo nos últimos anos.

'A inflação elevada, verificada desde 2021, e as altas taxas de juros atuais teriam potencial de agravar o quadro de desigualdade de renda do país, em detrimento da classe trabalhadora, dos aposentados e pensionistas', argumentou o deputado, no parecer.

'A MP em análise é adequada e desejável, tendo em vista a necessidade de aumento do poder de compra dos trabalhadores brasileiros, para além da mera correção inflacionária dos salários.'

Os trechos referentes à tabela do IR foram transplantados de uma outra MP. Entre outros pontos, a medida passou a elevar a faixa de isenção e alterar as regras de incidência IRPF.

Como compensação, a proposta também incluía a taxação de rendimentos dos chamados fundos offshore, mas diante da resistência de boa parte dos deputados e até mesmo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o governo fechou acordo para retirar este ponto do texto.

O governo terá, como parte do acerto com os parlamentares, de mandar novas propostas ao Congresso para tratar da taxação dos fundos.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. camara aprova mp que reajusta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.