Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Caminhoneiros pedem taxa sobre exportação de petróleo para aliviar custo do diesel

    Placeholder - loading - Manifestação de caminhoneiros na BR-116, em maio de 2018 25/05/2018 REUTERS/Leonardo Benassatto/File Photo
    Manifestação de caminhoneiros na BR-116, em maio de 2018 25/05/2018 REUTERS/Leonardo Benassatto/File Photo

    Publicada em  

    RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), grupo que reúne representantes de caminhoneiros, defendeu em carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro que o governo deveria taxar exportações de petróleo e utilizar a arrecadação para reduzir impostos sobre combustíveis.

    O pleito, em documento com data de 25 de maio, vem após os valores dos combustíveis terem voltado a subir nos postos no Brasil neste mês, com o fim de uma isenção temporária de impostos federais garantida para o diesel que valeu por dois meses.

    A demanda dos caminhoneiros, que chegaram a promover uma greve histórica contra os preços do diesel em 2018, segue-se ainda a constantes reclamações do próprio presidente Bolsonaro sobre o custo dos combustíveis.

    Bolsonaro, que decidiu neste ano trocar o comando da Petrobras, nomeando o general Joaquim Silva e Luna no lugar de Roberto Castello Branco devido às queixas sobre as políticas de preços da companhia, continua a lamentar sobre o patamar dos valores dos combustíveis, ecoando reclamações dos caminhoneiros, uma categoria na qual tem forte suporte.

    Apenas neste mês de maio, o presidente da República já disse que o preço do diesel está desequilibrado e que a Petrobras 'vai visar o lucro, sim, mas vai visar a parte social'.

    Na carta a Bolsonaro, a CNTRC defende que o governo adote a taxação de exportações de petróleo bruto 'como medida imediata' enquanto outros pleitos devem ser analisados, como o fim da busca pela paridade de importação.

    'Os recursos advindos da taxação na exportação de petróleo bruto poderão ser utilizados para compensar Estados e União na redução de impostos sobre combustíveis', sugeriu o grupo de caminhoneiros.

    Desde que Luna tomou posse, em 19 de abril, a Petrobras realizou apenas um reajuste de preços (um recuo para gasolina e diesel), anunciado em 30 de abril. O cenário internacional contribuiu, uma vez que os preços tiveram uma certa estabilidade.

    Mesmo assim, a gasolina da Petrobras vendida a distribuidoras de combustíveis acumula alta de mais de 40% neste ano, enquanto o diesel de 34%.

    Em meio a essas discussões, a Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) calcula que o valor médio da gasolina da Petrobras está atualmente 2% abaixo da paridade de importação e o diesel 3% abaixo, inviabilizando compras externas pelos seus associados.

    Na carta, o representante dos caminhoneiros ainda afirma que a atual direção da Petrobras já divulgou de diversas formas sua intenção de manter a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), 'alterando apenas os intervalos de correção'.

    'Esta prática, já utilizada no passado, não resolve os problemas estruturais existentes e pode iludir os menos ilustrados de forma efêmera...', afirmou.

    O CNTRC afirmou também que a Petrobras não soube responder questionamentos do setor, o que levou ao envio da carta ao presidente.

    Não foi possível obter uma resposta imediata de órgãos do governo e da Petrobras.

    (Por Rodrigo Viga Gaier, reportagem adicional de Marta Nogueira e Luciano Costa)

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    Esta sexta-feira, 24 de setembro, já começou com várias novidades no mundo da música e isso inlui o lançamento de 'Tonight United', sendo esse o novo single de Duran Duran em parceria com o rei do disco, Giorgio Moroder. A canção faz parte de  'Future Past', décimo quinto dsico de estúdio da banda. 
     
    Em nota, Simon Le Bond, vocalista do grupo, declarou: "“Giorgio Moroder, Duran Duran ... isso é música para um mundo que está se reunindo”. 
     
    Um dos motivos para 'Tonight United' ter sido divulgada hoje, é que a canção é a música tema do festival 'Global Citizen' - que acontece neste sáabdo (25), em Londres, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do evento. Clique aqui para acessar o canal do show.  
     
    Veja o vídeo oficial da música: 
     
     
    “Quando entramos em estúdio pela primeira vez no final de 2018, eu estava tentando persuadir os caras de que tudo o que precisávamos fazer era escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias depois, com o núcleo de mais de 25 canções fortes, que todas mereciam desenvolvimento, percebi que estaríamos nisso por um longo tempo, mas isso foi antes de Covid-19. Então, aqui estamos nós em 2021 com nosso 15º álbum de estúdio e nos esforçando ao máximo", afirmou Le Bond.  
     
    As demais faixas do disco também contém parcerias com grandes artistas da indútria musical, como Mark Ranson, Lykke Li, To Love, CHAI, Graham Coxon do Blur e Mick Grason - tecladiscta de David Bowie. 
     
    'Future Past' estará disponível em sua versão compelta a partir do dia 22 de outubro deste ano. Confira as músicas foram publicadas, até o momento:
     
     
    Veja mais:
     
    Shows lendários de Bruce Springsteen ganham data de lançamento
     
    Genesis inicia turnê de despedida 'The Last Domino Tour?' na Inglaterra

    1 H
    1. Home
    2. noticias
    3. caminhoneiros pedem taxa …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.