Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Campanha eleitoral alemã esquenta com ataques e acusações

Placeholder - loading - Olaf Scholz em Berlim 22/04/2021 REUTERS/Michele Tantussi/Pool
Olaf Scholz em Berlim 22/04/2021 REUTERS/Michele Tantussi/Pool

Publicada em  

BERLIM (Reuters) - O vice-chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disse no domingo que a candidata a chanceler dos opositores Verdes, Annalena Baerbock, carece de experiência política, descrevendo-se como mais bem posicionado para comandar a maior economia da Europa após a eleição de 26 de setembro.

Os comentários de Scholz mostram como a campanha eleitoral alemã está esquentando cinco meses antes da votação, o que também se viu nos ataques constantes do candidato bávaro Markus Soeder ao seu rival conservador, Armin Laschet.

Na semana passada, os Verdes anunciaram que Baerbock concorrerá a chanceler, a primeira vez que o partido ecológico de inclinação de esquerda pleiteia o principal cargo do país em seus 40 anos de existência.

O apoio aos Verdes disparou no último ano, e agora a sigla está poucos pontos atrás dos conservadores da chanceler, Angela Merkel. Duas pesquisas recentes mostram os Verdes superando a aliança conservadora formada pela União Democrata-Cristã (CDU) e pela União Social-Cristã (CSU).

Scholz, que tem 62 anos e concorre com o Partido Social Democrata de centro-esquerda, parceiro minoritário da coalizão governista de Merkel, disse que a corrida está indefinida, apesar de seu partido aparecer em terceiro lugar nas pesquisas.

Baerbock, ex-campeã de trampolim de 40 anos, nunca ocupou um cargo no governo, mas prometeu aos eleitores um 'recomeço' com foco no investimento em educação e tecnologias digitais e verdes.

Merkel, que deixa o posto depois de 16 anos, recusa-se a endossar publicamente Laschet, de 60 anos, que na semana passada venceu uma disputa com Soeder pela candidatura da aliança governista.

(Por Michael Nienaber)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. campanha eleitoral alema …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.