Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Campos Neto diz que BC pode anunciar mais medidas para crédito; sinaliza chance de uso de política monetária

Placeholder - loading - Brazil's Central Bank President Roberto Campos Neto smiles before the swearing-in ceremony of Brazil's new Health Minister Nelson Teich, at Planalto Palace in Brasilia, amid coronavirus disease (COVID
Brazil's Central Bank President Roberto Campos Neto smiles before the swearing-in ceremony of Brazil's new Health Minister Nelson Teich, at Planalto Palace in Brasilia, amid coronavirus disease (COVID

Publicada em  

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou nesta segunda-feira que o BC continuará monitorando se o crédito está chegando na ponta e que se for preciso a instituição anunciará mais medidas para aperfeiçoar o direcionamento dos recursos.

Ele disse acreditar que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) conhecida como 'Orçamento de Guerra' --que, entre outras ações, permite ao BC comprar títulos diretamente no mercado-- será aprovada pelo Congresso Nacional e ajudará a melhorar a fluidez do mercado de crédito.

O chefe do BC afirmou, ainda, que o cenário analisado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em sua última reunião --em 17 e 18 de março-- mudaram.

Na ocasião, o colegiado cortou a Selic em 0,50 ponto percentual e avaliou que tanto uma redução maior no juro quanto afrouxamentos monetários adicionais poderiam se tornar 'contraproducentes' se resultarem em aperto das condições financeiras.

'Em nenhum momento dissemos que a política monetária não era efetiva, que tinha perdido efetividade e que não estávamos olhando para isso', afirmou Campos Neto na live promovida pelo Grupo Estado.

O presidente do BC foi questionado sobre a reação do mercado de juros a comentários feitos por ele mais cedo nesta segunda-feira em videoconferência fechada à imprensa. 'O que falamos é que entendemos que as condições que tínhamos no Copom mudaram muito de lá para cá, inclusive as expectativas de inflação.'

As taxas de DI tiveram fortes quedas, com o DI janeiro 2021 --que concentra apostas para o patamar da Selic ao fim de 2020-- fechando na casa de 2,8%. O juro básico está atualmente em 3,75% ao ano.

Perguntado sobre a reação do mercado nesta segunda ao noticiário político doméstico, Campos Neto disse que 'não teve nenhum grande fator no mercado' que tenha chamado sua atenção.

'Nosso trabalho não é muito comentar o que está acontecendo (do lado político), mas entender o que isso significa para a nossa política.' Para Campos Neto, há 'pouca dúvida' de que a PEC será aprovada e não existem 'grandes dificuldades' no Congresso para aprovar as medidas.

O dólar fechou na segunda maior cotação da história, e o Ibovespa ficou praticamente estável.

FLUIDEZ DO CRÉDITO

O presidente do BC foi perguntado várias vezes sobre como a autoridade monetária garantiria que o crédito chegue a quem mais precisa e a que preço.

Campos Neto respondeu que o que o BC pode fazer agora é monitorar se isso está acontecendo. Mas ressalvou que se for necessário mais medidas de direcionamento poderão ser anunciadas, sem dar mais detalhes.

'Entendemos que o Brasil fez mais cedo (medidas) e mais quantidade, fez mais direcionamento, então isso deve começar a fluir melhor', disse, admitindo, contudo, que isso não significa que o preço do crédito será o mesmo de antes, já que, argumentou, o prêmio de risco está maior.

Ele citou dados divulgados mais cedo pelo próprio BC sobre concessões de crédito em março, quando o país já sofria o baque do Covid-19. As concessões aumentaram, e, segundo o BC, esse desempenho está relacionado às medidas tomadas pela autarquia para promover o bom funcionamento do mercado financeiro.

Campos Neto citou que, da linha de 91 bilhões de reais criada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o Banco Central conceder empréstimos aos bancos com garantia de debêntures, já houve operações totalizando 'mais ou menos' 9 bilhões de reais.

Mas tem havido 'pouca demanda' do lado de operações com Depósito a Prazo com Garantia Especial --cujo garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) foi elevada para 40 bilhões de reais.

Entre as operações compromissadas com títulos em moeda estrangeira, 'mais ou menos 15%' do total esperado já foram realizados, disse o chefe do BC. E já existem empréstimos aprovados com lastro em letras financeiras garantidas.

'De certa forma, o potencial de 1,2 trilhão (de reais nas medidas), estamos caminhando nele.'

Campos Neto classificou como 'falta de conhecimento' propostas de venda de dólares das reservas a fim de levantar recursos para investimento em infraestrutura, por exemplo. Segundo ele, dado o histórico da formação das reservas no país, vendê-las com esse fim seria o mesmo que emitir dívida, o que elevaria a dívida líquida.

ATUAÇÃO COM TESOURO

O chefe do BC disse que não há ideia de 'competir' com o Tesouro Nacional no mercado de títulos públicos, mas 'complementar', e que a intenção é atuar no mercado de juros quanto se perceber disfuncionalidades.

'O Tesouro pode entrar. Ele vai ter as limitações, e a gente vai estar sempre agindo em coordenação', afirmou. Campos Neto frisou que o objetivo não seria 'forçar' a curva longa de juros para baixo em momentos de estresse, mas 'evitar que ela suba de forma disfuncional'.

Campos Neto disse que o Tesouro tem limitações de caixa --o qual, segundo ele, atualmente atende a seis meses de vencimentos--, enquanto o BC tem um balanço com 'espaço bastante grande'.

O BC pode atuar no mercado secundário de títulos via leilão e 'hoje' não há 'nenhuma' dificuldade de financiamento para o governo, também porque as taxas de juros caíram.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. campos neto diz que bc pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.