Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Reunião de Trump com parlamentares termina sem sinais de avanço para encerrar paralisação

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Reunião de Trump com parlamentares termina sem sinais de avanço para encerrar paralisação"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Jeff Mason e Amanda Becker

WASHINGTON (Reuters) - Líderes democratas e republicanos do Congresso dos Estados Unidos saíram de uma reunião com o presidente Donald Trump na quarta-feira sem dar sinais de um avanço para encerrar paralisação parcial do governo, que está no 12º dia, enquanto Trump mantinha firme sua demanda por 5 bilhões de dólares em financiamento para um muro na fronteira.

O líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy, disse a repórteres que Trump pediu aos líderes do Congresso que voltem à Casa Branca na sexta-feira para mais conversações com o objetivo de encerrar a paralisação.

Os democratas disseram que vão prosseguir com os planos de manter votação na quinta-feira, quando assumirão formalmente o controle da Câmara dos Deputados, sobre legislação que acabaria com a paralisação sem fornecer o dinheiro para o muro, como quer Trump. A Casa Branca chamou o pacote de duas partes de inaceitável.

'Pedimos ao presidente que abra o governo', disse a repórteres na Casa Branca a democrata Nancy Pelosi, que deve assumir a presidência da Câmara, depois que importantes parlamentares se reuniram com Trump e suas autoridades de segurança interna a portas fechadas.

A demanda de Trump por 5 bilhões de dólares em fundos para um muro ao longo da fronteira dos EUA com o México provocou a paralisação que afetou cerca de um quarto do governo federal e 800.000 trabalhadores federais. Antes de se reunir com parlamentares, Trump disse que a paralisação duraria 'o tempo que fosse necessário'.

'Pode ser um longo tempo', disse Trump a repórteres durante uma reunião do gabinete, 'ou pode ser rápido'.

'Sabemos que temos um desafio ao longo da fronteira', afirmou McCarthy. 'Queremos resolver essa questão. Queremos ter certeza de abrir o governo. E acho que, no final das contas, o presidente quer resolver isso também.'

Quando os democratas, liderados provavelmente por Pelosi, assumirem Câmara dos Deputados na quinta-feira, eles planejam aprovar um pacote de gastos em duas partes para acabar com a paralisação. Mas suas perspectivas de aprovação no Senado são sombrias, já que os republicados detêm a maioria.

As medidas dos democratas não incluem os 5 bilhões de dólares para o muro --uma das promessas-chave da campanha de Trump-- e preparam o terreno para a primeira grande batalha do novo Congresso entre a Câmara democrata liderada por Pelosi e um Senado republicano liderado por Mitch McConnell.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. casa branca diz que plano …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.