Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cerca de 500 pessoas são retiradas de Barão de Cocais (MG) por risco em barragem da Vale

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cerca de 500 pessoas são retiradas de Barão de Cocais (MG) por risco em barragem da Vale"

Publicada em  

Por Pedro Fonseca e Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO/BELO HORIZONTE(Reuters) - Moradores de Barão de Cocais, em Minas Gerais, foram retirados de suas residências na madrugada desta sexta-feira devido a um alerta de desnível na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale, informaram a mineradora e a prefeitura do município.

O alerta ocorre duas semanas após o rompimento de um depósito de rejeitos da companhia em Brumadinho, também em Minas Gerais, que deixou ao menos 157 mortos e quase 200 desaparecidos. Também nesta sexta-feira, sirenes foram acionadas em Itatiaiuçu (MG) por causa de risco em barragem da ArcelorMittal.

Em comunicado, a Vale disse que a Agência Nacional de Mineração (ANM) 'determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco'.

'A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura', acrescentou a companhia, dizendo que a ação teve início na madrugada, abrangendo cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras.

A Reuters não conseguiu contato imediato com a Walm.

'Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo.'

Em nota no Facebook, a Prefeitura de Barão de Cocais disse que os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados.

A barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, e faz parte do plano de aceleração de descomissionamento anunciado no final de janeiro pela maior produtora de minério de ferro do mundo.

Conforme a Vale, a barragem suportava a produção da mina de Gongo Soco, cuja produção de minério de ferro foi paralisada em abril de 2016.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cerca de 500 pessoas sao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.