Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chefe da UE diz que Brexit sem acordo ainda é possível apesar de progresso em negociações com Reino Unido

Placeholder - loading - Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Olivier Hoslet/Pool via REUTERS
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Olivier Hoslet/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Gabriela Baczynska e Marine Strauss

BRUXELAS (Reuters) - A chefe do Executivo da União Europeia citou nesta quarta-feira 'progresso genuíno' nas negociações do Brexit, mas disse que o risco de o Reino Unido deixar a UE sem um novo acordo comercial em 31 de dezembro permanece, um resultado para o qual o bloco está preparado.

O Reino Unido e a UE estão em um último esforço para chegar a um acordo para manter o comércio fluindo sem tarifas ou cotas a partir do início de 2021, após o término da atual transição de Londres em sua saída do bloco de 27 países.

'Os próximos dias serão decisivos', disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. 'A União Europeia está bem preparada para um cenário sem acordo, mas é claro que preferimos chegar a um pacto.'

'Com muito pouco tempo pela frente, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para chegar a um acordo. Estamos prontos para ser criativos. Mas não estamos prontos para colocar em dúvida a integridade do nosso mercado único', acrescentou.

Os negociadores concordaram com o esboço de um novo tratado de parceria sobre bens e serviços, bem como sobre transporte, disse ela, acrescentando que 'progressos genuínos' foram feitos em questões que vão da cooperação judiciária à coordenação de benefícios sociais.

Uma autoridade da UE envolvida nas negociações disse que um acordo é possível, mas provavelmente não antes do fim de semana.

Os três principais obstáculos a um acordo são a divisão das cotas de pesca e o acordo de acesso às águas, maneiras de resolver disputas futuras e a garantia de um jogo econômico justo para as empresas, inclusive no que diz respeito aos auxílios estatais.

'Precisamos estabelecer mecanismos robustos, garantindo que a concorrência seja -- e permaneça -- livre e justa ao longo do tempo. Nas discussões sobre os auxílios estatais, ainda temos problemas sérios, por exemplo, quando se trata de fiscalização', disse von der Leyen.

A conservadora alemã disse que a UE precisa ser capaz de retaliar no comércio se o Reino Unido reduzir os padrões trabalhistas ou ambientais, e deseja previsibilidade de longo prazo para sua indústria pesqueira.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chefe da ue diz que brexit …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.