Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chefe de direitos humanos da ONU diz que ataques israelenses em Gaza podem ser crimes de guerra

Placeholder - loading - Palestino caminha em meio a destroços em Gaza 24/05/2021 REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Palestino caminha em meio a destroços em Gaza 24/05/2021 REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Publicada em  

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - A alta comissária dos Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, disse nesta quinta-feira que os ataques israelenses letais em Gaza podem constituir crimes de guerra e que o grupo islâmico Hamas também violou a lei humanitária internacional disparando foguetes contra Israel.

Bachelet disse que seu escritório verificou 270 mortes de palestinos em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, incluindo 68 crianças, durante os episódios de violência deste mês. A maioria morreu em Gaza, controlada pelo Hamas, onde Israel enfrentou militantes durante 11 dias, em um conflito que terminou com um cessar-fogo.

Os foguetes do Hamas mataram 10 israelenses e moradores.

Bachelet falou em uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada a pedido de Estados muçulmanos que solicitaram que o fórum crie uma comissão de inquérito para investigar possíveis crimes e determinar as responsabilidades.

'Apesar das afirmações de Israel de que muitos destes edifícios (em Gaza) estavam abrigando grupos armados ou sendo usados para propósitos militares, não vimos indícios a este respeito', acrescentou.

'Se considerados indiscriminados e desproporcionais, tais ataques podem constituir crimes de guerra', disse Bachelet ao fórum de 47 membros, também pedindo ao Hamas que se abstenha de disparar foguetes indiscriminadamente contra Israel.

Referindo-se aos 4.400 foguetes disparados, ela disse: 'Cada um destes foguetes constitui um crime de guerra'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chefe de direitos humanos da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.