Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cher completa 76 anos: relembre a trajetória da cantora

Uma das artistas mais premiadas e impactantes da história completa mais um ciclo de vida

Placeholder - loading - A cantora Cher para photoshoot. - Divulgação
A cantora Cher para photoshoot. - Divulgação

Publicada em  

Nesta sexta-feira (20 de maio), Cher, uma das maiores cantoras do mundo, faz aniversário.

Com mais de cinquenta anos de carreira entregando canções, hits atemporais e estrelando grandes produções cinematográficas, a artista é um dos maiores nomes da indústria, e hoje, completa 76 anos.

Pensando nisso, nós da Antena 1, fizemos essa homenagem à cantora e desejamos um feliz aniversário à artista. Confira:

QUEM É CHER?

A futura popstar foi inicialmente batizada como Cherilyn Sarkisian ao nascer na cidade de El Centro, nos Estados Unidos, no dia 20 de maio de 1946. Descendente de armênios por parte de seu pai e índios Cherokee por conta de sua mãe, Cher possui raízes em diversos povos que foram importantes na construção do que conhecemos como Estados Unidos atualmente.

Imagem de conteúdo da notícia "Cher completa 76 anos: relembre a trajetória da cantora" #1
Toque para aumentar

Ao longo da vida, os pais da cantora se casaram e divorciaram algumas vezes e curiosamente, seu nome Cherilyn foi dado por conta da inspiração de sua mãe que gostava muito da atriz Lana Turner, que teve uma filha chamada Cheryl Crane.

Sua carreira foi iniciada quando tinha apenas 16 anos e um sonho. Ela acabou mudando seu nome para Cher e logo em 1965 ela ficou bem popular ao fazer parte da dupla de folk rock “Sonny & Cher”, a qual era composta por ela e Sonny Bono, seu marido naquele momento. Pode-se dizer que eles foram realmente uma febre na década de 60 ao tocar diversos ritmos e esbanjar talento.

Algum tempo depois, a musicista postou em sua carreira solo, que também deu muito certo, e alguns dos principais hits que proporcionaram para que essa nova etapa fosse concretizado foram: "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)", "Gypsys, Tramps & Thieves", "Half-Breed" e "Dark Lady". Para a época essas canções eram extremamente diferentes e algumas pessoas nem sempre aprovavam pelo fato das letras explorarem temas como racismo, visão das mulheres e até mesmo gravidez na adolescência.

Leia: Músicas para relaxar: 5 canções que vão ajudar você a descansar

A partir desse momento, a Cher começou a integrar outros meio além da música. Foi ali, na década de 70, que ela passou a ganhar visibilidade como apresentadora em uma série de atrações no horário nobre das redes CBS e ABC. Por estar ligada a televisão todos os dias e consequentemente ao público norte-americano, a atriz foi pontuada por diversas vezes como ícone da moda ao entregar diversos looks, criando seu estilo próprio que obviamente se tornou uma tendência global.

A artista não parou por aí! Depois de vivenciar o que era ser apresentadora em um programa de tv, ganhou os primeiros papéis no cinema. “Silkwood” foi a primeira produção estrelada pela profissional e, consequentemente, sua primeira personagem, Dolly Pelliker.

Imagem de conteúdo da notícia "Cher completa 76 anos: relembre a trajetória da cantora" #2
Toque para aumentar

No enredo, Cher interpreta uma mulher que no filme ia contra os ideais que a sociedade impunha sobre sua existência. Como tudo o que Cher faz fica bom, com o longa foi indicado ao Oscar e, além disso, também ganhou um prêmio no Globo de Ouro.

Depois desse sucesso, diversos outros vieram, como “Mask”, “The Witches of Eastwick”, “Mermaids” e "Moonstruck". Com o último, finalmente veio o seu primeiro Oscar de Melhor Atriz em 1988.

Por outro lado, mesmo atuando muito e dedicando seu tempo às telas, Cher não deixou de produzir músicas e de estar conectada ao seu amado palco. Nesse mesmo período, ela fez um grande comeback na música apresentando e dialogando com rimos que anteriormente não havia feito. A cantora do rock entregou vários álbuns que marcaram gerações e até hoje fazem muito sucesso.

Com uma carreira reconhecida, Cher foi a única artista a alcançar o primeiro lugar na parada da Billboard durante seis décadas (1960-2010). Famosa pelo talento e voz, a cantora é um dos maiores nomes da indústria e no ativismo em causas sociais.

Confira: A paixão da família real pelo vinho

Curiosidades sobre Cher

- Ela tem medo de andar de avião

- Gosta de usar suspensórios

- Era grande fã da atriz Katharine Hepburn;

- É a pessoa mais famosa da etnia armênia

- Abandonou os estudos aos 16 anos para se dedicar a música

- Seus primeiros trabalhos não resultaram em grande reconhecimento

- A primeira canção que gravou foi "I Love You Ringo"

- Por aparecer por 13 vezes sozinha na capa da revista People, ela se tornou um record

- Meryl Streep é uma de suas grandes amigas

- Em 1998, seu hit "Believe" venceu "My Heart Will Go On" (Titanic) de Celine Dion

Seu hit dance “Believe” é a gravação mais vendida de sua trajetória como cantora. Este foi o single mais vendido de 1999, com mais de 11 milhões de cópias vendidas. Relembre a canção:



Há alguns anos, na cerimônia do Billboard Music Awards de 2017, que aconteceu no dia 21 de maio, Cher foi homenageada com o Icon Award – em reconhecimento a sua carreira de 53 anos. Após 20 anos distante dos palcos de premiações, a musicista fez inesquecíveis performances de “Believe” e “If I Could Back Time”.

A norte-americana é a única artista a ter alcançado o primeiro lugar nas paradas da Billboard em cada uma das últimas seis décadas. Com uma carreira e vida impressionantes, Cher impactou não só a indústria musical como o mundo, criando uma legião de fãs e apreciadores de suas produções.

Imagem de conteúdo da notícia "Cher completa 76 anos: relembre a trajetória da cantora" #3
Toque para aumentar

Veja também:

Conheça os modelos de guitarra

Letra e Tradução: Tom Gregory - Rather Be You

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cher completa 76 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.