Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China alerta EUA sobre projeto de lei para uigures e coloca em dúvida acordo comercial

Placeholder - loading - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hua Chunying durante entrevista coletiva em Pequim 06/01/2016 REUTERS/Jason Lee
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hua Chunying durante entrevista coletiva em Pequim 06/01/2016 REUTERS/Jason Lee

Publicada em  

Por Se Young Lee e David Brunnstrom

PEQUIM/WASHINGTON (Reuters) - A China alertou nesta quarta-feira que um projeto de lei da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que pede uma reação norte-americana mais dura ao tratamento dado por Pequim à sua minoria muçulmana uigur impactará a cooperação bilateral, aumentando as dúvidas a respeito de um acordo próximo para encerrar a guerra comercial entre os dois países.

As expectativas de um acordo rápido arrefeceram, já que na terça-feira o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ele pode só sair no final de 2020.

A aprovação da Câmara à Lei Uigur de 2019, que ainda tem que ser aprovada no Senado de maioria republicana antes de ser enviada a Trump, revoltou Pequim e tensiona ainda mais um relacionamento já difícil.

Várias fontes a par da postura chinesa disseram à Reuters que o projeto de lei pode ameaçar o chamado acordo comercial da fase um, já repleto de desentendimentos e complicações.

Como uma nova rodada de tarifas norte-americanas a produtos chineses deve entrar em vigor em menos de duas semanas, a possibilidade de outra crise só aumenta.

'Vocês acham que, se a América adotar ações para prejudicar os interesses da China, nós não adotaremos nenhuma ação?', reagiu a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, aos repórteres quando indagada se o projeto de lei dos uigures afetará as negociações comerciais. 'Acho que quaisquer palavras e gestos errados devem pagar o devido preço.'

Hua disse que a China não estabelecerá nenhum cronograma ou prazo para um acordo comercial e adotará contramedidas 'decisivas' para defender seus interesses se o protecionismo e o assédio de Washington no comércio continuarem. Ela não detalhou quais seriam as medidas.

Uma autoridade chinesa, que não quis ser identificada, alertou que a implantação da nova rodada de tarifas norte-americanas em 15 de dezembro será recebida pela China com tarifas retaliatórias – um resultado que, segundo a autoridade, prejudicará seriamente as negociações em andamento.

Outro funcionário chinês, que tampouco quis ser identificado, disse que pode levar muito tempo para Washington e Pequim firmarem um pacto se não conseguirem encontrar uma maneira de fazê-lo enquanto 'o ferro está quente'.

O projeto de lei dos uigures, que foi aprovado por 407 a 1 na Câmara controlada pelos democratas, exige que o presidente dos EUA repudie os abusos contra muçulmanos e peça o fechamento dos campos de detenção em massa de Xinjiang, região do oeste chinês.

Pequim classificou o projeto de lei como um ataque mal-intencionado contra a China, exigiu que os EUA não permitam que ele seja sancionado e disse que agirá para defender seus interesses se necessário.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china alerta eua sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.