Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

China e Brasil dizem esperar que negociações entre Rússia e Ucrânia comecem o mais rápido possível

China e Brasil dizem esperar que negociações entre Rússia e Ucrânia comecem o mais rápido possível

Reuters

13/05/2025

Placeholder - loading - Presidente chinês Xi Jinping e presidente Lula em Pequim  13/5/2025   REUTERS/Florence Lo/Pool
Presidente chinês Xi Jinping e presidente Lula em Pequim 13/5/2025 REUTERS/Florence Lo/Pool

Atualizada em  13/05/2025

PEQUIM/BRASÍLIA (Reuters) - China e Brasil afirmaram, em um comunicado conjunto nesta terça-feira, esperar que o diálogo direto entre Rússia e Ucrânia comece o mais rápido possível, pois é a única maneira de encerrar o conflito.

O comunicado foi divulgado após um encontro entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Pequim.

Mais tarde, em uma publicação no X, o Itamaraty informou que, em telefonema com o chanceler da Ucrânia, Andrii Sybiha, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ressaltou a 'satisfação' de Lula tanto com a 'manifestação positiva do presidente Volodymyr Zelensky' quanto com a 'proposta do presidente Vladimir Putin de abertura de negociações para a paz'.

'A conversa tratou ainda da declaração conjunta Brasil-China de hoje e a perspectiva de encontro na Turquia entre representantes da Rússia e da Ucrânia. Mauro Vieira sublinhou que a negociação direta entre os dois países é a fórmula defendida pelo Brasil desde o início do conflito', diz a publicação do Itamaraty no X.

No domingo, Putin propôs conversas diretas com a Ucrânia, depois de ignorar uma proposta ucraniana de cessar-fogo incondicional de 30 dias.

O líder ucraniano declarou então que estaria esperando por Putin em Istambul na quinta-feira, embora o chefe do Kremlin nunca tenha deixado claro que pretendia viajar pessoalmente.

Um assessor de Zelenskiy disse nesta terça-feira que o líder ucraniano só vai participar de conversações sobre a guerra nesta semana se Putin também estiver presente.

Moscou não informou se Putin viajará para a Turquia.

Putin lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, desencadeando uma guerra que matou centenas de milhares de soldados dos dois lados.

Brasil, China e Rússia são membros do grupo Brics de grandes economias emergentes.

(Reportagem de Eduardo Baptista, em Pequim, e Lisandra Paraguassu, em Brasília)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.