Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China espera que comunidade internacional ofereça ajuda 'construtiva' à Venezuela

Placeholder - loading - Imagem da noticia "China espera que comunidade internacional ofereça ajuda 'construtiva' à Venezuela"

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - A China espera que a comunidade internacional possa fornecer ajuda 'construtiva' à Venezuela com base no respeito à soberania do país, disse o Ministério das Relações Exteriores chinês na segunda-feira, depois que tropas venezuelanas repeliram caravanas de ajuda estrangeira.

Confrontos violentos entre as forças de segurança e uma tentativa da oposição apoiada pelos EUA, no sábado, para trazer ajuda para o país economicamente devastado deixaram quase 300 feridos e pelo menos três manifestantes mortos perto da fronteira com o Brasil.

Os Estados Unidos ameaçaram novas sanções e o Brasil pediu aos aliados que participem de um 'esforço de liberação'.

A China espera que a Venezuela possa permanecer pacífica e calma, disse o Ministério das Relações Exteriores, e reiterou a oposição de Pequim à interferência estrangeira nos assuntos internos da Venezuela ou ao uso da 'chamada 'ajuda humanitária' para fins políticos'.

'Mais uma vez, pedimos ao governo e à oposição na Venezuela que busquem uma resolução política que respeite a Constituição e a lei, e convocamos a comunidade internacional a fazer mais, algo que realmente beneficie a estabilidade, o desenvolvimento econômico e a melhoria dos meios de subsistência da Venezuela'. disse.

A China 'espera que a comunidade internacional possa fornecer ajuda construtiva à Venezuela sob a condição de respeitar a soberania da Venezuela', acrescentou.

Juan Guaidó, reconhecido pela maioria das nações ocidentais como o líder legítimo da Venezuela, pediu que as potências estrangeiras considerem 'todas as opções' ao afastar o presidente Nicolás Maduro, antes de uma reunião do Grupo de Lima, em Bogotá, na segunda-feira, que contará com a presença do vice-presidente dos EUA, Mike Pence.

Maduro mantém o apoio da Rússia e da China.

Pequim emprestou mais de 50 bilhões de dólares para a Venezuela por meio de contratos que permutavam empréstimos por petróleo ao longo da última década, garantindo o suprimento de energia para sua economia em rápido crescimento.

(Reportagem de Ben Blanchard)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china espera que comunidade …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.