Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China pede retomada de relações com EUA

Placeholder - loading - Conselheiro do governo e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi .  REUTERS/Shubing Wang
Conselheiro do governo e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi . REUTERS/Shubing Wang

Publicada em  

Atualizada em  

PEQUIM (Reuters) - O diplomata sênior chinês Wang Yi disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos e a China poderiam trabalhar juntos em questões como mudança climática e a pandemia de coronavírus se consertassem sua fragilizada relação bilateral.

Wang, um conselheiro do governo e ministro das Relações Exteriores chinês, disse que Pequim está pronta para reabrir o diálogo construtivo com Washington depois que as relações entre os dois países caíram a seu ponto mais baixo em décadas sob a gestão do ex-presidente Donald Trump.

Wang pediu a Washington que remova as tarifas sobre os produtos chineses e abandone o que ele disse ser uma supressão irracional do setor de tecnologia chinês, medidas que criariam as 'condições necessárias' para a cooperação.

Antes de Wang falar em um fórum patrocinado pela chancelaria, autoridades exibiram imagens da 'diplomacia do pingue-pongue' de 1972, quando um intercâmbio de jogadores de tênis de mesa abriu caminho para o então presidente Richard Nixon visitar a China.

Wang pediu a Washington que respeite os interesses centrais da China, pare de 'difamar' o Partido Comunista, pare de interferir nos assuntos internos de Pequim e pare de 'ser conivente' com as forças separatistas a favor da independência de Taiwan.

'Nos últimos anos, os Estados Unidos basicamente cortaram o diálogo bilateral em todos os níveis', disse Wang em comentários preparados traduzidos para o inglês.

'Estamos prontos para ter uma comunicação franca com o lado dos EUA e nos engajar em diálogos voltados para a solução de problemas.'

Wang ressaltou um telefonema recente entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente norte-americano, Joe Biden, como um passo positivo.

Washington e Pequim se chocam em diversas frentes, como o comércio, acusações de crimes de direitos humanos contra minorias muçulmanas uigures na região de Xinjiang e as reivindicações territoriais chinesas no Mar do Sul da China, rico em recursos.

O governo Biden, porém, tem sinalizado que manterá a pressão sobre Pequim.

Biden expressa preocupação com as práticas comerciais 'coercitivas e injustas' da China e endossou uma determinação da gestão Trump segundo a qual o país asiático cometeu genocídio em Xinjiang.

Mas ele também prometeu adotar uma abordagem mais multilateral e está disposto a cooperar com Pequim em temas como a mudança climática e persuadir a Coreia do Norte a abdicar de suas armas nucleares.

(Por Gabriel Crossley)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china pede retomada de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.