Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China registra primeiro crescimento das importações desde pandemia, exportações sobem em junho

Placeholder - loading - Contêineres em porto de Ningbo, Zhejiang, na China. REUTERS/Stringer
Contêineres em porto de Ningbo, Zhejiang, na China. REUTERS/Stringer

Publicada em  

Atualizada em  

Por Stella Qiu e Gabriel Crossley

PEQUIM (Reuters) - As importações da China subiram pela primeira vez desde que a crise do coronavírus paralisou a economia, uma vez que o estímulo do governo alimentou a demanda por commodities, enquanto as exportações foram impulsionadas por produtos médicos e avançaram em sinal de que a recuperação está ganhando força.

As importações da China em junho subiram 2,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mostraram dados da alfândega nesta terça-feira, contra expectativa do mercado de queda de 10%. Elas haviam caído 16,7% no mês anterior.

As exportações também aumentaram inesperadamente, marcando um ganho de 0,5% que sugere que a demanda global está começando a subir de novo conforme muitos países começam a aliviar as medidas contra o vírus. Analistas estimavam recuo de 1,5% após queda de 3,3% em maio.

O desempenho das exportações da China não foi tão afetado pela desaceleração global como alguns analistas temiam, sustentado pelo embarque de máscaras, equipamentos de proteção pessoal e computadores.

'A melhora significativa nas importações da China é uma indicação da recuperação econômica em aceleração da China, que tem sido direcionada principalmente por aumentos substanciais nos investimentos em setores como imobiliário e infraestrutura', disse Boyang Xue, analista da DuckerFrontier.

As importações chinesas dos Estados Unidos subiram 11,3% em junho, revertendo a tendência de queda de dois dígitos vista após o surto de coronavírus.

'Diante das dificuldades apresentadas pela epidemia, ainda estamos honrando nossos compromissos e implementando do acordo (comercial)', disse o porta-voz da alfândega, Liu Kuiwen, a repórteres nesta terça-feira.

O superávit comercial da China com os EUA aumentou para 29,41 bilhões de dólares em junho de 27,89 bilhões em maio.

No total, o superávit comercial chinês em junho foi de 46,42 bilhões de dólares ante resultado positivo de 62,93 bilhões em maio.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china registra primeiro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.