Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China se irrita com novo ato de defesa dos EUA e diz que vai avaliar conteúdo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "China se irrita com novo ato de defesa dos EUA e diz que vai avaliar conteúdo"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) - A China condenou nesta terça-feira medidas direcionadas a um novo ato de defesa dos Estados Unidos, dizendo que exagerou o antagonismo e que Pequim examinaria de perto os aspectos que reforçam o papel de um painel norte-americano que analisa propostas de investimento estrangeiro.

As reclamações da China sobre o ato ocorrem no momento em que as duas maiores economias do mundo se engajam em uma luta cada vez mais dura pelo comércio, cobrando tarifas sobre produtos uma da outra.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou no dia anterior uma lei de defesa de 716 bilhões de dólares que autoriza gastos militares e inclui controles mais brandos sobre contratos do governo dos EUA com as chinesas ZTE Corp <000063.SZ> e Huawei Technologies . [nL1N1V41HU]

A Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês), fortalece o Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, que analisa propostas para determinar se eles ameaçam a segurança nacional. Essa medida foi vista como algo que visa a China.

O Ministério do Comércio da China disse que notou a inclusão do Comitê no ato e que 'avaliaria o conteúdo de forma abrangente', prestando muita atenção ao impacto sobre as empresas chinesas.

'O lado norte-americano deve tratar objetivamente e justamente os investidores chineses e evitar que o Comitê de Investimentos se torne um obstáculo para a cooperação entre empresas chinesas e norte-americanas', afirmou o ministério em comunicado.

As empresas chinesas e norte-americanas buscam uma maior cooperação em investimentos, acrescentou, pedindo que os governos dos dois países atendam às vozes de suas empresas e proporcionem um bom ambiente e expectativas estáveis.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china se irrita com novo ato …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.