Chuvas fortes ameaçam safras do Sul do Brasil, enquanto Argentina registra um clima ameno, mostra LSEG
Chuvas fortes ameaçam safras do Sul do Brasil, enquanto Argentina registra um clima ameno, mostra LSEG
Reuters
23/07/2026
SANTIAGO, 23 Jul - O Sul do Brasil enfrenta riscos de chuvas intensas e inundações na próxima semana, com o retorno da umidade nos principais Estados produtores, enquanto o Pampas argentino terá um clima levemente quente e chuvas moderadas, informou a LSEG nesta quinta-feira.
A confiança na previsão é relativamente alta para os próximos 15 dias no Brasil, mas baixa para a Argentina após 10 dias, informou a LSEG.
• O Sul do Brasil — Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e partes de São Paulo — deve receber de 50 a 60 milímetros de chuvas acima do normal nos próximos 10 dias, aumentando o risco de enchentes repentinas e de saturação do solo para as culturas ainda não colhidas.
• Não foram sinalizadas preocupações em relação à safra de café no Sudeste do Brasil ou à segunda safra de milho no Centro-Oeste, já que a seca sazonal continua nas regiões Norte, Centro e Sudeste.
• Espera-se que as temperaturas nas regiões central, Sudeste e Sul do Brasil fiquem de 3 a 6 graus Celsius acima do normal nos próximos 10 dias.
• Espera-se que as chuvas no Sul do Brasil continuem até a primeira quinzena de agosto, com uma provável mudança no padrão a partir de meados do mês, de acordo com a previsão de 45 dias citada pela LSEG.
• Na região dos Pampas, na Argentina, as temperaturas ficarão de 1 a 3 graus Celsius acima do normal, com as áreas do Norte atingindo ocasionalmente de 3 a 6 graus acima do normal. Não há risco de chuvas excessivas nas demais áreas de colheita de milho.
• Prevê-se que condições quentes e parcialmente úmidas predominem na Argentina até o início de agosto, antes de uma transição para um padrão oposto em meados do mês.
(Reportagem de Juana Casas)
Reuters

