Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com aproximação das eleições de 2024, Casa Branca entra em batalhas estaduais sobre aborto

Placeholder - loading - Manifestantes pró-aborto marcham para o Capitólio, em Madison, Wisconsin 22/01/2023 REUTERS/Eric Cox/Arquivo
Manifestantes pró-aborto marcham para o Capitólio, em Madison, Wisconsin 22/01/2023 REUTERS/Eric Cox/Arquivo

Publicada em  

Por Nandita Bose

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca está entrando em batalhas estaduais pelos direitos reprodutivos das mulheres, oferecendo conselhos jurídicos e mensagens a aliados em Estados que pressionam por restrições conforme o governo Biden busca fazer do acesso ao aborto uma plataforma para as eleições presidenciais do ano que vem.

Ao trabalhar com importantes parlamentares locais e apoiar legislação para expandir os direitos ao aborto, a Casa Branca espera ampliar o relativo sucesso que os democratas obtiveram nas eleições de meio de mandato ao fazer do aborto uma grande parte de sua campanha.

O conselho de política de gênero da Casa Branca está liderando o esforço, junto a uma equipe de assuntos intergovernamentais e o gabinete da vice-presidente Kamala Harris, disseram fontes. Os grupos realizam regularmente reuniões estratégicas com autoridades locais eleitas, ativistas e grupos de direitos reprodutivos.

A Casa Branca dividiu em três grandes categorias as lutas pelo direito ao aborto em Estados politicamente divergentes como Texas, Nova York e Carolina do Norte e estabeleceu uma abordagem para cada um, de acordo com duas autoridades da Casa Branca e dois assessores que trabalham na questão.

“O objetivo da nossa estratégia é bastante simples: apoiar as ações dos líderes estaduais e locais para proteger e expandir o acesso, mas também combater as restrições”, disse uma das fontes.

O esforço de bastidor, que não havia sido noticiado anteriormente, chamou a atenção dos parlamentares estaduais pelo nível de apoio oferecido pelo governo.

Em alguns casos, a Casa Branca está se apoiando em parlamentares-chave em Estados com importantes lutas legislativas relacionadas ao aborto. A Carolina do Norte é um foco especial onde a Casa Branca acredita ter a oportunidade de evitar restrições, disse uma das autoridades da Casa Branca.

Os parlamentares republicanos na Carolina do Norte estão trabalhando em leis de aborto mais restritivas do que a atual proibição de 20 semanas do Estado e eles têm uma maioria à prova de veto no Senado estadual. Na Câmara estadual, as margens são muito estreitas.

'Estamos em contato com parlamentares específicos que serão muito importantes nessa luta', declarou a fonte.

Alguns dos democratas do Estado têm histórico de votação diferente sobre o aborto, mas todos agora se comprometeram a codificar os direitos ao aborto, acrescentou a autoridade.

Na Flórida, a líder democrata na Câmara, Fentrice Driskell, disse que em suas reuniões com autoridades da Casa Branca os tópicos discutidos incluem a participação eleitoral e como isso é impulsionado pelos Estados que colocam o aborto na cédula.

Outras discussões se concentraram em como os democratas da Flórida poderiam usar parceiros, como grupos de direitos reprodutivos, para tornar o aborto uma questão fundamental em 2024, disse ela.

Para combater as restrições, a Casa Branca coordena com organizações nacionais que trabalham para derrotar possíveis proibições, o que tem levado a vice-presidente a viajar a esses Estados para reunir as partes interessadas e usar seus contatos com a imprensa para destacar lutas legislativas em momentos críticos.

Harris, que ganhou elogios dos democratas de base por sua frequente defesa do direito ao aborto durante a campanha de meio de mandato, é uma parte fundamental do atual esforço da Casa Branca.

Desde a revogação pela Suprema Corte em meados do ano passado da decisão Roe v. Wade que encerrou o direito nacional ao aborto, muitos Estados controlados pelos republicanos estão pressionando para restringir ainda mais o acesso ao aborto, enquanto os Estados administrados pelos democratas estão consagrando proteções em novas leis.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. com aproximacao das eleicoes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.