Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Confira 8 dicas para compor letras musicais

Confira os detalhes de cada etapa

Placeholder - loading - Mão de homem compondo música com violão. - Divulgação
Mão de homem compondo música com violão. - Divulgação

Publicada em  

Para atingir bons resultados, imprimir sentimentos é uma requerimento indispensável, isso faz parte do processo e criatividade de todo compositor.

Confira 8 dicas para compor letras musicais
Toque para aumentar

Por isso, é importante levar em consideração que as ideias para uma nova música pode ser que aconteça quando menos é esperado, isso quer dizer que em um momento de conversa com amigos ou após um evento marcante.

Confira as 8 dicas que nao podem faltar na produção de uma música

1-) Tenha um caderno por perto

Quando estiver em período de produção, procure deixar um caderno ou um papel em branco para que o esboço da melodia saia. Muitos estudos afirmam que uma folha em branco e uma caneta é essencial para criação, isso serve para artistas no geral, seja ele músico ou plástico.

A idea remete uma possibilidade de colocar apenas tudo o que vier, mesmo que a letra nao saia logo de forma original. Isso vai contra o que muitos dizem que precisa estar próximo a um instrumento, e de fato pode acontecer mas existe a possibilidade do compositor cair no mesmo ritmo e virar algo repetitivo.

2-) Analise a letra escrita

Use um fone de ouvido e coloque muita atenção para analisar a letra que foi escrita. Coloque uma sonoridade para certificar que haverá um bom casamento da melodia com a historia contata.

Há uma estrutura base para que esse passo seja seguido. A base é muito utilizada para musicas Pop, e seguir de forma

Introdução

Verso

Pré-refrão

Refrão

Ponte

Refrão final

Introdução final

Confira 8 dicas para compor letras musicais
Toque para aumentar

3-) Componha uma melodia cativante

Sabe aquela musica que basta uma vez ouvida para ficar fixa na cabeça? Tudo isso é motivo da boa melodia aplicada naquela faixa musical. O conceito de “musica boa”é parcialmente relativo, pois existe o fator gosto musical, mas não pode deixar de lado o fator sucesso.

Quanto mais pessoas ouvem a música é uma fator a ser levado em consideração para determinar se é boa ou não, e para finalizar, uma melodia antiga que ainda é tocada nos tempos atuais. Obras que se perpetuam são solidas ao ponto de falar que foi assertivo na melodia.

4-) Usar rimas como artifício

Outra ferramenta muito utilizada na produção de uma letra musical é o uso de rimas, deixando assim o som mais cativante. O segredo letra ficar repetitivamente na memória também passa pelas rimas, que consumam deixar mais fácil de memorizar.

Confira 8 dicas para compor letras musicais
Toque para aumentar

5-) Cantar

Pode parecer óbvio, mas cantar o que foi escrito é essencial para o desenvolvimento da música. Siga o ritmo que foi pensando, mas não deixe de ser flexível, possibilitando assim uma criação mais ampla. Acima de tudo, tenha um bom divertimento com seriedade ao cantar, quanto mais leve ficar, melhor e mais natural a música sairá.

Confira 8 dicas para compor letras musicais
Toque para aumentar

6-) Tenha um parceiro

Escrever não é uma tarefa fácil, ainda mais se estiver sozinho, por isso considerar em ter um parceiro para compartilhar as ideias, ter alguém para ouvir a canção para que tenha uma opinião vindo de outra pessoa.

Até mesmo pensando em um dueto ou banda, tudo será voltado pra o coletivo, para haver uma harmonia nos instrumentos com a mistura da voz. Não a toa, as parcerias nascem, com a produção de uma música 100% de um cantor, mas que conta com outra voz para deixar a faixa mais interessante.

7-) Misture instrumentos

O foco não deve ser deixado de lado, mas como já citado em outro tópico, a flexibilidade ajuda a ser descoberto novos sons e variantes. Isso vale para a forma que a música será cantada como para os instrumentos.

Todos os instrumentos são bem vistos no processo de produção, mas procure os mais usados como piano, violão e uma bateria.

Confira 8 dicas para compor letras musicais
Toque para aumentar

8-) Seja livre

Considere escrever, cantar e tocar os primeiros acordes em lugares calmos e inusitados. O sentimento de leveza deixa a mente mais livre e fácil para a criação. O famoso “reset” nas ideias realmente funciona.

Veja também:

Álbum, EP e outros: conheça as formas de lançar uma música

8 melhores parcerias entre cantores internacionais

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. confira 8 dicas para compor …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.