Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

COMO APRENDER PIANO SOZINHO, CONFIRA 5 DICAS

Conhecendo o instrumento e fazendo exercícios para os dedos. Há muito o que aprender

Placeholder - loading - Mãos de mulher tocando piano. - iStock
Mãos de mulher tocando piano. - iStock

Publicada em  

O piano é um dos mais clássicos instrumentos. Com Todas as notas musicais ele é a base para a construção de todos os outros instrumentos. O piano marcou todos os estilos musicais, do clássico ao rock passando pelo blues e pelo jazz.

Aprender piano te possibilita tocar qualquer estilo e em vários níveis. Muitas músicas têm adaptações para iniciantes, médios e avançados. É importante antes de tudo que conheça as notas musicais e saiba qual tecla equivale a qual nota. Todo estudo sobre teoria musical vai ajudar em qualquer instrumento

Também é importante saber ler as notas musicais em uma cifra. Nesse sistema – um dos mais populares – cada nota/acorde é representado por uma letra: Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A), Si (B)

Leia também: COMO APRENDER VIOLÃO SOZINHO, CONFIRA 5 DICAS

Vamos conferir 5 dicas para aprender piano sozinho

1. Conheça os acordes

Conhecer os acordes é importante para que a cada música que tente aprender pelo menos meio caminho já tenha sido andado. Para começar não é necessário saber todos - até porque é impossível saber todos os acordes.

Mas que acordes devo aprender então? No primeiro momento os que correspondem às notas básicas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Cada acorde é composto por três notas e você vai usar o polegar , indicador e anelar para apertar as teclas.

Na maioria dos acordes só as teclas brancas serão usadas, mas nos acordes de Ré, Mi, Lá e Si usa-se as pretas – em Si inclusive duas são utilizadas.

Acordes Piano - foto Vinícius Novais
Toque para aumentar

Confira os principais acordes para treinar

Como aprender piano acordes
Toque para aumentar

2. Tenha independência nos dedos

Ao tocar piano haverão dois tipos de momentos para seus dedos: tocar acordes ou tocar notas. Em ambos os dedos deverão funcionar como pequenos pistões, caso for fazer um acorde eles apertarão as teclas juntamente, mas tocando notas separas devem ter independência.

Cada dedo deve conseguir apertar sua tecla em seu tempo se atrapalhar ou ser atrapalhado por outro. Pode até parecer fácil, mas ao se sentar em um piano pela primeira vez você descobrirá duas coisas: seus dedos dependem uns dos outros e o que seu cérebro manda pode ser diferente do que seus músculos fazem.

Para resolver isso deve-se treinar sem desanimar. Intercalar exercícios e repetições que exijam independência de cada dedo com músicas que você já está dominando ajudam a seguir em frente e manter longe a frustração. Ao fazer os treinos mais repetitivos é importante estar acompanhado de um metrónomo para que o tempo estipulado sempre seja seguido. E não adianta querer começar rápido, parta de um tempo confortável e depois vá acelerando.


3. Posicione corretamente as mãos

Tocando piano ou teclado é muito fácil desenvolver problemas no pulso como tendinite e outras situações causadas por movimento repetitivo. Mas, prestando atenção às posições e tendo certos cuidados isso não será um problema.

O pulso deve sempre estar reto para não gerar cansaço nos ombros e tendinite. Ao começar a tocar piano é comum dobra-lo para cima ou para baixo, dessa forma a muscularuta e os ossos ficam tensionados e é alta a chance de ocorrer uma lesão

Use a imagem como exemplo:

Como tocar piano - foto Vinícius Novais
Toque para aumentar

Posição correta do pulso para tocar piano

Também é importante que para pressionar a tecla a articulação correta seja usada. Para pressionar as teclas deve-se usar articulações Metacarpo falangeana. Por instinto é comum usarmos a articulação Interfalangeana Proximal, mas desta forma a chance de uma lesão é maior.


4. Trabalhe a abertura dos dedos

Para alguns acordes a abertura entre os dedos deve ser maior para que as teclas sejam alcançadas. Essa talvez seja a parte mais chata e dolorida de se estudar piano. Com o tempo e exercícios de alongamento a abertura dos dedos você conseguirá ter entre o polegar e o dedo mínimo 9 ou 10 teclas brancas.

Como tocar piano - foto Vinícius Novais
Toque para aumentar

Não foque apenas na abertura total da mão. Cada dedo deve ser alongado de forma individual, dessa forma dedos vizinhos – com excessão do polegar – devem conseguir se abrir no espaço de 2 teclas brancas.

Como tocar piano - foto Vinícius Novais
Toque para aumentar

5. Pense com as mãos de forma independente

Tudo o que falamos até agora trata de como estudar e treinar com uma das mãos, mas no piano usamos ambas as mãos. Enquanto a direita toca as notas mais agudas a esquerda toca as mais graves. Desta forma, a direita faz acordes ou sequencias de notas e a esquerda faz a base para esse som agudo.

Essa base vai variar de acordo com a música. Pode ser o mesmo acorde da mão direita ou algum que tenha uma relação harmônica com ele, talvez apenas a nota tônica do acorde – a nota tonica é a que define o acorde, desta forma a tônica do acorde de Dó é a nota Dó - ou até quem sabe usar uma sequência de notas.

Tão importante quanto tocar a base é tocá-la junto com a mão direita sem que o som se bagunce. Deve-se respeitar o tempo das notas e pensar cada mão separadamente, sabendo quando e como usar cada uma não haverá problema.

Para o piano o principal aspecto da música é a relação dos sons agudos e graves

Mãos tocando piano

Esses são os primeiros passos para começar a aprender piano. Como em qualquer instrumento, não podemos desanimar diante das dificuldades e dores que encontramos. Muitas vezes uma mudança na técnica de estudo ou procurar um professor pode ajudar muito no progresso durante seu estudo.

Aprender um intrumento é uma forma de aprender a expressar aquilo que as palvras não falam.

Veja também

“ABBEY ROAD”: CURIOSIDADES SOBRE O ÁLBUM DOS BEATLES

LETRA E TRADUÇÃO: QUEEN - A KIND OF MAGIC

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. como aprender piano sozinho …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.