Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“Abbey Road”: Curiosidades sobre o álbum dos Beatles

“Abbey Road” foi o último álbum gravado pelos Beatles, de suas sobras que nasceu “Let It Be”

Placeholder - loading - Os Beatles na capa do disco Abbey Road. - Divulgação
Os Beatles na capa do disco Abbey Road. - Divulgação

Publicada em  

Abbey Road” é um marco na cultura pop. O último álbum gravado antes da separação dos Beatles ficou na história por trazer grandes clássicos como “Come Together”, “Something” e “Here Comes The Sun”.

Mesmo sem falar nas músicas, toda a estética do disco, com músicos atravessando a rua e Paul MacCartney estando descalço, marcou a cultura. Até hoje na fatídica faixa de pedestres fãs dos Beatles atravessam e posam para fotos (inclusive o repórter que escreve essa matéria – fiz questão de atravessar descalço).

Exatamente por essa grande importância que a Antena 1 reuniu curiosidades para você conhecer melhor essa disco que marcou a história da música.

Leia Também: PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DOS BEATLES

Octopus’s Garden

“Abbey Road” é um disco especial para Ringo Starr. O baterista escreveu a letra de duas canções ao longo da década que participou dos Beatles. Mesmo tendo pelo menos uma música para cantar em cada álbum, as composições de Ringo não tinham muito espaço no monopólio de Lennon e MacCartney.

Octopus’s Garden é uma dessas canções escritas pelo músico. Inspirado pelo mar que viu em suas férias na ilha italiana da Sardenha, escreveu sobre um jardim que pertenceria a um polvo.

Confira a canção surrealista de Ringo Starr:

A outra canção que Ringo compôs foi lançada no “Álbum Branco”, tratasse da música “Don’t Pass Me By”. Desta vez, o baterista escreveu uma simples canção de amor que chega a relembrar os primórdios da banda.

Confira “Don’t Pass Me By”:


Paul Is Live

Paul MacCarteny lançou em 1993 um álbum ao vivo. “Paul Is Live” revisita a faixa de pedestres, mas dessa vez Paul é acompanhado de seu cão e usa sapatos.

Paul MacCartneu sendo puxando por seu cão na faixa de pedestre da Abbey Road

Brincar com as teorias da conspiração foi o principal objetivo de Paul ao recriar a icônica capa. Afinal, o fato de estar descalço no “Abbey Road” impulsionou a conspiração “Paul Is Dead” (Paul está morto”, que diz que o beatle morreu no começo dos anos 60 e foi substituído). Então, ao estar com sapatos – é uma tradição inglesa enterrar mortos descalços – e com o título “Paul Is Live” (para traduzir deve-se explicar que há um trocadilho com a palavra Live que pode significar Vivo ou Ao Vivo).

Conspirações à parte, MacCartney só atravessou descalço por não querer aparecer com as sandálias que estava calçando. Como pode ser visto na foto abaixo:

Beatles sentados em degraus conversando


Fotografia

8 de agosto de 1969 foi o dia da famosa foto. O ensaio se inspirou em um esboço desenhado por MacCartney, depois de muitas reuniões para decidirem onde fariam a capa do disco e qual seria seu título. Depois de cogitar desertos, navios e até o Everest, optaram por não ir tão longe e usar o próprio estúdio onde gravavam como parte da obra.

10 minutos foi o necessário para todo o ensaio fotográfico. A banda cruzou a rua algumas vezes, alternando os lados e a ordem dos membros. Durante o ensaio a polícia de Londres fechou a rua para não haver problemas com carros ou fãs. Em 2014 o ensaio completo foi leiloado por 580 mil dólares.

Leia Também: NFT DE MANUSCRITO DE “HEY JUDE” É VENDIDO POR MAIS DE 76 MIL DÓLARES

Abbey Road
Toque para aumentar

A capa do “Abbey Road” é a única a não ter o nome da banda ou o título escrito em alguma parte de sua face frontal. O que deixou empresários e produtores com medo. No final, tudo deu certo.


Here Comes The Sun

“Here Comes The Sun” foi uma das faixas mais tocadas e ajudou George Harrison a provar que era um compositor tão bom quanto seus companheiros de banda.

A faixa ficou marcada pelo dedilhado de violão que parece cantar junto com o guitarrista – deve-se também citar a linda letra sobre esperança. Mas o que poucos sabem é que a canção foi composta em um violão emprestado.

Harrison estava na casa de seu amigo, o guitarrista Eric Clapton. Enquanto passeava pelos jardins da casa pegou um violão do colega e começou a brincar com as cordas e então saiu a música que depois ganhou uma letra tão boa quanto a melodia.

Confira o vídeo especial que a canção ganhou em 2019:

Leia também: CRÍTICA DE CINEMA ANTENA 1: OS BEATLES E A ÍNDIA


A última faixa

Let It Be” foi feito posteriormente com as sobras do “Abbey Road”, então o álbum da faixa de pedestre seria a despedida oficial do quarteto de Liverpool como um grupo antes de partirem em suas carreias solo.

Sendo assim o adeus definitivo seria a última faixa do lado b. “Her majesty” tem pouco mais de 20 segundos e parece um recado de volta as origens. Um violão dedilhado e uma canção jovem sobre gostar de uma garota e imaginar casar-se com ela.

Esse foi o adeus que os Beatles planejaram.

Confira “Her Majesty”:

Veja também

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA MINA OKABE FALA SOBRE O BRASIL

FERRARI SF90 SPIDER CHEGA AO BRASIL

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. abbey road curiosidades …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.