Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Congresso do Peru vota contra julgamento de impeachment de presidente

Placeholder - loading - Forças de segurança em guarda enquanto manifestante agita bandeira do Peru em protesto contra a presidente Dina Boluarte em Lima 12/01/2023 REUTERS/Alessandro Cinque
Forças de segurança em guarda enquanto manifestante agita bandeira do Peru em protesto contra a presidente Dina Boluarte em Lima 12/01/2023 REUTERS/Alessandro Cinque

Publicada em  

Por Marco Aquino

LIMA (Reuters) - O Congresso do Peru rejeitou nesta terça-feira uma moção de parlamentares de esquerda para iniciar audiências de impeachment contra a presidente Dina Boluarte por acusações ligadas às mortes de manifestantes, no capítulo mais recente da crise política do país.

O placar final da votação desta terça-feira registrou 37 parlamentares, em sua maioria de esquerda, votarem a favor de uma moção para destituir a líder interina Boluarte por 'incapacidade moral', aquém dos 52 votos necessários para avançar no julgamento para potencialmente removê-la no Legislativo de 130 assentos.

O Peru está atolado em intensas disputas políticas internas há anos, com vários ex-presidentes recentes depostos, detidos ou presos.

Em dezembro, o presidente Pedro Castillo foi deposto em um processo de impeachment e foi preso, detonando protestos violentos de seus apoiadores. Mais de 50 pessoas morreram nas manifestações. Os partidos de oposição atribuem as mortes a Boluarte, vice-presidente de Castillo à época, antes de sucedê-lo no cargo.

Boluarte apoiou as investigações sobre as mortes e negou responsabilidade.

'Há razões para remover Boluarte. Ela instalou um governo de repressão e morte', disse Jaime Quito, legislador do partido de esquerda Peru Libre, que votou pela aprovação do processo de impeachment.

A Procuradoria-Geral do Peru investiga Boluarte pelos supostos crimes de 'genocídio, homicídio qualificado e ferimentos graves' relacionados às mortes no protesto.

Sexta pessoa a presidir o Peru desde 2016, Boluarte também está sob investigação da Procuradoria-Geral da República por supostos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento irregular de campanha durante a corrida presidencial de 2021 que levou Castillo ao poder. Ela nega as acusações.

(Reportagem de Marco Aquino)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. congresso do peru vota contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.