Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Congresso dos EUA faz último esforço para tentar evitar paralisação do governo

Placeholder - loading - Mike Johnson na Casa Branca  27/2/2024   REUTERS/Leah Millis
Mike Johnson na Casa Branca 27/2/2024 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Por David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - O dividido e caótico Congresso dos Estados Unidos fará um último esforço nesta quinta-feira para tentar evitar uma paralisação parcial do governo, menos de 48 horas antes do fim do financiamento para algumas agências federais.

Espera-se que a Câmara dos Deputados, de maioria republicana, adote uma medida de curto prazo que estenderia por uma semana o financiamento federal que expira à meia-noite (no horário de Washington) de sexta-feira e estabeleceria um prazo de financiamento de 22 de março para outras agências governamentais.

Mas o esforço para que a medida seja aprovada pela Câmara e pelo Senado, liderado pelos democratas, e chegue à mesa do presidente Joe Biden a tempo pode enfrentar obstáculos, especialmente no Senado, onde se espera que alguns republicanos extremistas exijam a votação de emendas em troca de acelerar a aprovação do projeto de lei.

A medida provisória, a quarta necessária para manter as agências federais abertas no ano fiscal de 2024, que começou em 1º de outubro, tem o objetivo de dar tempo à Câmara e ao Senado para aprovar 12 projetos de lei de apropriações a fim de financiar o governo no restante do ano fiscal.

Cerca de dois meses se passaram desde que o presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, e o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, concordaram com um nível de gastos discricionários de 1,59 trilhão de dólares para o ano fiscal. Na quarta-feira, os líderes do Congresso chegaram a um acordo sobre uma série de projetos para preencher os detalhes.

Mas a medida, conhecida como resolução contínua ou 'CR', já enfrenta oposição de republicanos extremistas na Câmara e pode precisar de uma maioria dos votos democratas para ser aprovada.

Isso pode significar problemas para Johnson, que tem sido pressionado por alguns republicanos a usar uma paralisação como moeda de troca para forçar os democratas a aceitarem políticas conservadoras.

'Estamos fazendo o que os democratas querem fazer, para que seja aprovado no Senado e assinado pela Casa Branca. E isso não é uma vitória para o povo norte-americano', disse o deputado republicano Bob Good, um membro da ala mais conservadora do partido.

A aprovação da medida nesta quinta-feira daria ao Senado menos de dois dias para aprová-la e exigiria que Schumer conseguisse um acordo com os senadores republicanos para contornar uma série de regras parlamentares e obstáculos processuais que poderiam levar uma semana para serem superados.

As principais agências de recomendação de risco afirmam que a repetição das disputas políticas está afetando a qualidade de crédito de um país cuja dívida pública ultrapassou 34 trilhões de dólares.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. congresso dos eua faz ultimo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.