Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Congresso e negociadores dos EUA chegam a acordo para pacote de ajuda por coronavírus de US$2 tri

Placeholder - loading - Notas de cem dólares em foto tirada em um banco de Seul, Coreia do Sul 09/01/2013 REUTERS/Lee Jae-Won
Notas de cem dólares em foto tirada em um banco de Seul, Coreia do Sul 09/01/2013 REUTERS/Lee Jae-Won

Publicada em  

Atualizada em  

Por Richard Cowan e David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - Senadores e autoridades do governo dos Estados Unidos chegaram a um acordo sobre um projeto de lei de forte estímulo econômico para aliviar o impacto do surto do coronavírus, disseram os negociadores nesta quarta-feira.

O Senado votará o pacote de 2 trilhões de dólares mais tarde no dia e a Câmara deve fazer o mesmo na sequência.

'Esse é um nível de investimento de tempos de guerra para nossa nação', disse o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, em discurso anunciando o pacto após dias de negociações entre parlamentares republicanos e democratas, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e outros assessores do presidente Donald Trump.

'Vamos aprovar a legislação mais tarde hoje', disse McConnell.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, chamou a medida de 'maior pacote de resgate na histórica norte-americana', descrevendo-a como o 'Plano Marshall' para hospitais e necessidades médicas, em referência ao programa financiado pelos EUA que ajudou a reconstruir a Europa após a Segunda Guerra Mundial.

'A ajuda está a caminho, grande ajuda e ajuda rápida', disse Schumer.

O texto do acordo só deve ser disponibilizado mais tarde nesta quarta-feira.

McConnell disse que o pacote vai apressar o dinheiro para ajudar os norte-americanos a pagarem as contas durante as dispensas de emprego relacionadas ao surto, expandir o seguro-desemprego e fazer empréstimos emergenciais para pequenas empresas.

Também vai 'estabilizar importantes indústrias nacionais' e garantir ajuda financeira a hospitais e fornecedores de cuidados de saúde que têm dificuldades para conseguir equipamentos para pacientes doentes, completou.

A expectativa era de que o pacote de estímulo impulsionasse a economia com uma infusão de ajuda, incluindo um fundo de 500 bilhões de dólares para ajudar indústrias afetadas com empréstimos e uma quantia similar para pagamentos diretos de até 3 mil dólares para milhões de famílias dos EUA.

Entre outras provisões devem estar 350 bilhões de dólares para empréstimos a pequenas empresas e 250 bilhões para auxílio-desemprego.

Schumer disse que ele também inclui 100 bilhões de dólares para hospitais e sistemas de saúde, junto com dinheiro adicional para outras necessidades ligadas a saúde.

Outros 150 bilhões de dólares irão para ajuda a governos locais e estatais para combaterem o surto.

(Reportagem adicional de Susan Cornwell e Patricia Zengerle)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. congresso e negociadores dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.