Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça 5 documentários sobre música para assistir

A lista contém o aguardado filme do A-ha

Placeholder - loading - The Beatles: Get Back. - Divulgação
The Beatles: Get Back. - Divulgação

Publicada em  

Tem coisa melhor do que acompanhar seu artista preferido por meio uma produção cinematográfica? Para provar que não, nós da Antena 1 separamos alguns documentários de grandes figuras da música que realmente valem seu tempo. Afinal, aqui fazemos de tudo para você ficar a par da vida daqueles ídolos que fazem parte de nossas playlists prediletas.

documentáriosmúsica_1
Toque para aumentar

“A-ha The Movie”

Apesar de ainda não estar oficialmente disponível no Brasil, recomendamos fortemente àqueles que são fãs de carteirinha da banda que fique de olho nessa estreia. O filme já tem previsão de lançamento no Reino Unido, dia 27 de maio já estará em cartaz em todos os cinemas do país.

O documentário acompanha os três integrantes da banda, Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar traçando uma linha do tempo desde sua formação até os dias atuais. Dirigido por Thomas Robsahm e Aslaug Holm, a produção agradou os que já tiveram a oportunidade de assistir.

“Poucos documentários musicais chegam tão perto da mecânica dos processos criativos interativos como este, e poucos desfrutam de uma contribuição tão sincera de suas temáticas”, comentou um internauta no Rotten Tomatoes.

A-ha The Movie
Toque para aumentar


O hit 'Take On Me', lançado 1985, ainda é uma das músicas mais tocadas do último milênio. O filme acompanhará a banda em um período de quatro anos, contando a história completa de como três jovens seguiram seu sonho impossível de se tornarem estrelas pop norueguesas. Quando 'Take On Me' alcançou o número 1 na Billboard nos EUA em 1985, o sonho se tornou realidade. Atualmente, quase 35 anos após sua descoberta, o A-ha ainda cria magia no palco com sua música melancólica e atemporal.

A-ha atualmente
Toque para aumentar

Confira o trailer:



“What Happened, Miss Simone?”

O documentário estadunidense, dirigido por Liz Garbus, conta sobre a trajetória de vida da cantora relembrar sua infância nos anos 1930-1940. Disponível no Netflix, a obra aborda de forma delicada e intensa os momentos de grandeza e abismo dessa figura emblemática do jazz.

A narrativa começa no Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça, em 1976, quando Nina volta aos palcos após passar anos reclusa, morando na África.

What Happened, Miss Simone?
Toque para aumentar

Simone nasceu Eunice Kathleen Waymon, em 1933, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Seu percurso pela música começou quando a cantora tinha apenas quatro anos, tocando piano na igreja. A partir disso, todos ao seu redor começaram a se mobilizar, inclusive a professora de música Srta. Mazzanovich, para ensiná-la piano clássico, apostando no talento da menina.



“Ela merece ter sua história verdadeira contada por causa de sua jornada, sua música, seus sacrifícios, sua mensagem, as contribuições maravilhosas que deu a nosso povo. Era importante haver algo para educar e inspirar as massas”, diz sua filha, Lisa Simone Kelly, em um trecho da produção.

Confira o trailer:



“The Beatles Get Back”

A série documentar cobre a produção do álbum “Let It Be”, de 1970, e se baseia em imagens inéditas e material de áudio originalmente capturado para o documentário de 1970, produzido por Michael Lindsay-Hogg. “Get Back” foi lançado em 2021 e foi planejado originalmente como um filme, mas no final se tornou um documentário "evento de 3 partes" no Disney+. Os 3 episódios foram lançados entre os dias 25 e 27 de novembro na plataforma de streaming.

The Beatles Get Back
Toque para aumentar

Também co-produzida por Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono e Olivia Harrison, a série é apresentada pela Walt Disney Studios em associação com a Apple Corps e a WingNut Films. Jackson caracterizou a minissérie como "um documentário sobre um documentário". Assim, a produção recebeu elogios da crítica por sua cobertura do processo criativo do grupo.



“Whitney”

Lançado em 2022 pela Globoplay, o documentário é uma homenagem a artista é a que a personalidade que mais bateu recordes na indústria da música na história.

Whitney
Toque para aumentar

LEIA MAIS: #TBT: 10 ANOS SEM WHITNEY HOUSTON

O documentário “Whitney” faz um retrato íntimo da cantora e sua família. O filme lança uma nova luz sobre a fascinante trajetória da vida da artista. Ele se utiliza de imagens de arquivo inéditas, gravações de demos exclusivas, atuações raras, arquivos de áudio e entrevistas originais com as pessoas que melhor a conheceram.



“Quincy”

A obra permeia a vida de um dos maiores produtores da história. O filme foi co-escrito e co-dirigido por Alan Hicks e Rashida Jones e produzido por Paula DuPré Pesmen. A produção foi lançada pela Netflix em 21 de setembro de 2018. O filme ganhou um Grammy de Melhor Filme Musical no Grammy Awards de 2019.



Veja também:

PLAYLIST ANTENA 1 : AS 10 MELHORES MÚSICAS DE CYNDI LAUPER

ARTIC MONKEYS FALA SOBRE PRÓXIMO ÁLBUM: “NÃO SERÁ COMO ‘R U MINE?’”

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca 5 documentarios sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.