Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conta de combustíveis será abastecida com dividendos da Petrobras e não afeta teto de gastos, diz relator

Placeholder - loading - Frentista abastece veículo em posto de combustíveis em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado
Frentista abastece veículo em posto de combustíveis em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A Conta de Estabilização de Preços de Combustíveis (CEP-Combustíveis) vai ser abastecida, entre outras fontes, por recursos de dividendos da Petrobras pagos à União e não afetará o teto de gastos públicos, segundo versão final do parecer do senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentado nesta quinta-feira para a proposta que cria o mecanismo.

Após três adiamentos, o plenário do Senado iniciou a votação da proposta na tarde desta quinta, dia em que a Petrobras anunciou um novo reajuste da gasolina e do diesel.

Além de prever a ampliação do vale-gás, a proposta também cria um programa de auxílio gasolina destinado a famílias de rendimento familiar inferior a três salários mínimos e a motoristas autônomos do transporte individual.

O projeto inova institui um sistema de bandas de valores de referência dos preços dos combustíveis, a ser regulamentado pelo Executivo. Quando o valor superar o teto ou ficar abaixo do piso dessa banda, seria efetuada compensação por meio da conta.

No parecer, o relator acatou, parcial ou totalmente, 20 emendas apresentadas por senadores.

O senador considera 'inapropriada' a atual política de preços dos combustíveis praticada pela Petrobras, com o aval do governo federal, em um país que 'conquistou a autossuficiência em petróleo e possui parque de refino representativo'.

'A metodologia de Preço de Paridade de Importação (PPI) formalmente adotada, que teoricamente repassa a elevação dos preços do petróleo e a desvalorização cambial de forma automática para os consumidores, é uma guilhotina que, com frequência quase mensal, eu diria que semanal, corta o orçamento das famílias e a receita de trabalhadores autônomos de transporte de carga e de passageiros', disse.

'Apenas em 2021, a Petrobras aumentou onze vezes o preço de refinaria da gasolina e nove vezes o do diesel, totalizando a elevação de respectivamente, 73% e 65%', criticou.

PAÍSES

Segundo o relator, diversos países adotam a política de estabilização de preços, citando em seu parecer Áustria, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Índia, México e Rússia. Destacou ainda que o próprio Fundo Monetário Internacional (FMI) faz referência à adoção de bandas de preços como 'um mecanismo de curto prazo para evitar variações excessivas nos preços de combustíveis'.

Prates explicou que o Executivo poderá utilizar como fonte de receita um 'cardápio à disposição do gestor público, todas derivadas da elevação extraordinária do preço internacional do petróleo e/ou dos preços de combustíveis praticados no Brasil, quando atrelados à paridade de preço de importação'.

A proposta também amplia a cobertura do Auxílio Gás, que deverá atender no mínimo 11 milhões de famílias neste ano.

A pressão para se votar a proposta aumentou após o aumento do barril do petróleo no mercado internacional em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conta de combustiveis sera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.