Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conversas entre EUA e México sobre imigração continuam na iminência de adoção de tarifas

Placeholder - loading - O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, durante coletiva de imprensa no Palácio Nacional, na Cidade do México 07/06/2019 REUTERS/Edgard Garrido
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, durante coletiva de imprensa no Palácio Nacional, na Cidade do México 07/06/2019 REUTERS/Edgard Garrido

Publicada em  

Por Susan Heavey e Anthony Esposito

WASHINGTON/CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Negociadores dos Estados Unidos e do México retomaram as conversas sobre imigração nesta sexta-feira, quando os dois lados ficaram mais próximos de uma guerra comercial que pode prejudicar as economias dos dois países e agitar investidores já nervosos com o agravamento da batalha entre Washington e China.

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou que tarifas de 5% serão impostas sobre todas as exportações mexicanas aos EUA na segunda-feira se o México não intensificar os esforços para conter um aumento na quantidade de imigrantes majoritariamente centro-americanos que rumam para a fronteira dos EUA.

'À medida que as negociações continuavam ontem, ficamos mais encorajados por eles terem trazido algumas das coisas que colocamos na mesa na quarta-feira para dizer que estão abertos a elas', disse Marc Short, chefe de gabinete do vice-presidente norte-americano, Mike Pence, a repórteres diante da Casa Branca.

Short acrescentou que o governo Trump planeja emitir uma notificação legal de sua tarifa planejada de 5% sobre produtos mexicanos. 'Vocês podem esperar que isso aconteça hoje'.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que, embora as reuniões tenham corrido bem, 'ainda estamos encaminhados para tarifas na segunda-feira'.

Trump, que se queixou do que descreve como uma onda de imigrantes na fronteira EUA-México, terá a palavra final sobre qualquer acordo, disse Pence na quinta-feira, acrescentando que houve progresso nas conversas, mas sem dar detalhes.

Trump ameaçou continuar elevando as tarifas contra o México após a aplicação das primeiras tributações no dia 10 de junho se um acordo imigratório não se concretizar.

O México, cuja economia é altamente dependente do comércio com os EUA, está correndo para evitar tal situação.

'É um bom sinal que as conversas não fracassaram', disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, aos repórteres na Cidade do México. 'Existe diálogo e um acordo pode ser alcançado. Estou esperançoso de que podemos conseguir isso'.

López Obrador, entretanto, disse que é um erro os EUA ligarem a migração ao comércio.

Geralmente os grupos empresariais dos EUA se opõem a escaladas nas tensões comerciais, alertando que as tarifas elevarão os custos para as empresas e os preços para os consumidores norte-americanos. Os correligionários republicanos de Trump tampouco simpatizam com as tarifas.

(Reportagem de Susan Heavey e Doina Chiacu em Washington, Anthony Esposito na Cidade do México e Steve Holland em Shannon, Irlanda)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conversas entre eua e mexico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.