Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Copa do Mundo alterou percepção sobre a Rússia, dizem organizadores

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Copa do Mundo alterou percepção sobre a Rússia, dizem organizadores"

Publicada em  

Por Gabrielle Tétrault-Farber

MOSCOU (Reuters) - Organizadores da Copa do Mundo da Rússia disseram neste sábado que o torneio até o momento tem sido um sucesso e que irá ajudar a melhorar a imagem do país no exterior.

Com a final ainda a ser disputada, Alexei Sorokin, chefe-executivo do comitê organizador local, disse que o país recebeu mais de um milhão de visitantes estrangeiros durante o torneio e que seus 12 estádios para a Copa do Mundo tiveram taxas de ocupação de 98 por cento.

O torneio de um mês de duração, que termina com a final entre França e Croácia no domingo no estádio Luzhniki, em Moscou, ocorreu até o momento sem grandes incidentes envolvendo segurança. Temores pré-evento de racismo e violência entre hooligans não se concretizaram.

“Isto alterou a percepção sobre a Rússia no exterior”, disse Sorokin em entrevista coletiva. “Mostrou quem nós somos. Nós nos mostramos como uma nação aberta, hospitaleira, acolhedora.”

Sorokin disse que as zonas para torcedores montadas nas 11 cidades-sede, incluindo Moscou, São Petersburgo e Sochi, foram visitadas por mais de sete milhões de pessoas durante o torneio até o momento.

Embora torcedores de países europeus tenham sido superados em números por latino-americanos, Sorokin disse que o interesse da Europa na Copa do Mundo aumentou conforme o torneio foi acontecendo.

“Nós podemos somente pensar e especular o motivo pelo qual não houve um grande número de países europeus vindo para apoiar suas seleções”, disse Sorokin. “Mas a verdade da questão é que durante o caminho eles realmente tiveram um gosto da Copa do Mundo.”

Citando um aumento em pedidos de identificação de torcedores feitos por ingleses conforme o torneio seguia, com a Inglaterra alcançando a disputa pelo terceiro lugar, Sorokin disse que preconceitos sobre a Rússia foram quebrados durante a Copa do Mundo.

“Vocês veem que nós fizemos o nosso melhor para receber qualquer torcedor de qualquer país, de qualquer canto do mundo”, disse.

O sucesso da seleção russa nos gramados tornou a Copa do Mundo especialmente atraente para o país sede.

A Rússia se classificou automaticamente para a competição como país sede e entrou no torneio como a seleção mais fraca no ranking.

Mas vitórias sobre a Arábia Saudita e o Egito na fase de grupos permitiram que a Rússia chegasse à fase de mata-mata da competição pela primeira vez na história pós-União Soviética.

A Rússia eliminou a Espanha nas oitavas de final, mas perdeu para a finalista Croácia na disputa de pênaltis nas quartas de final.

“Isto não só alterou a percepção sobre a Rússia no exterior, isto nos mudou”, disse Sorokin. “Nós agora acreditamos que podemos. Nós podemos jogar futebol bem, nós podemos organizar eventos de importância global bem”.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. copa do mundo alterou …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.