Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Copom aguarda dados sobre pandemia, atividade e fiscal para definir alta dos juros, mostra ata

    Placeholder - loading - Sede do BC em Brasília.REUTERS/Adriano Machado
    Sede do BC em Brasília.REUTERS/Adriano Machado

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Isabel Versiani

    BRASÍLIA (Reuters) - Alguns membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central defenderam na semana passada que já fosse dado início à elevação da taxa básica de juros, mas o entendimento predominante no colegiado foi de que, diante das incertezas, seria preferível aguardar a divulgação de mais informações sobre o cenário econômico e a pandemia do coronavírus.

    É o que mostra a ata da última reunião do Copom, quando o BC manteve a taxa básica de juros no patamar de 2%, mínima recorde, mas suspendeu seu compromisso de não elevar a Selic.

    'As próximas divulgações serão muito informativas sobre a evolução da pandemia, da atividade econômica e da política fiscal. Sendo assim, os benefícios de se aguardar essas divulgações para decidir os próximos passos da política monetária se sobrepõem aos custos. Por isso, o Copom julgou apropriado manter, neste momento, o grau extraordinariamente elevado de estímulo monetário ', diz a ata, divulgada nesta terça-feira.

    Segundo o documento, alguns diretores defenderam que o Copom deveria considerar o início de um processo de normalização parcial da taxa básica de juros, reduzindo o grau 'extraordinário' do estímulo.

    O argumento foi que, desde maio de 2020, quando o Copom passou a caracterizar o grau de estímulo desejado como extraordinário, a projeção do cenário básico do BC para a inflação passou a se aproximar das metas, acompanhando uma reversão do choque desinflacionário, elevação das expectativas de inflação e redução da ociosidade da economia.

    Em maio, auge do impacto da pandemia sobre a atividade econômica, a Selic foi reduzida de 3,75% para 3%, no sétimo corte consecutivo. Desde então, a taxa foi reduzida mais duas vezes, chegando em agosto ao patamar vigente hoje de 2%.

    Sobre a decisão do Copom de suspender o 'forward guidance' (orientação futura) --pelo qual o BC se comprometia a não elevar os juros desde que algumas condições estivessem satisfeitas-- a ata reitera que a decisão foi tomada porque as projeções de inflação já estavam suficientemente próximas da meta para o horizonte considerado relevante para a política monetária (até 2022).

    A avaliação foi que as duas outras condições estabelecidas para a manutenção do forward guidance --manutenção do regime fiscal e expectativas de inflação de longo prazo ancoradas-- não foram alteradas, diz a ata.

    ATIVIDADE

    Ao avaliar o comportamento da atividade econômica no país, o Copom ponderou que, apesar de os dados disponíveis para o final do ano passado estarem surpreendendo positivamente, há o risco de a evolução da pandemia e o arrefecimento dos efeitos do auxílio emergencial gerarem mais gradualismo, ou mesmo uma reversão temporária da retomada.

    A ata também detalha a avaliação dos membros do Copom sobre o caráter heterogêneo da recuperação doméstica, com o setor de bens tendo reduzido sua ociosidade, enquanto os serviços enfrentam maior redução de demanda em meio à pandemia.

    'Prospectivamente, a evolução desses hiatos setoriais dependerá da evolução da pandemia e do ajuste nos gastos públicos.'

    Alguns diretores do Copom avaliaram que os dados do emprego formal indicariam que a ociosidade da economia como um todo estaria se reduzindo mais rapidamente do que o previsto. Mas a maioria do Copom considerou que outros dados do mercado de trabalho não avalizam essa conclusão.

    A estimativa do governo é que o país fechou 2020 com 'perda zero' de vagas de emprego com carteira assinada. Mas a taxa de desemprego no país, que considera também o mercado informal, estava em 14,3% no trimestre até outubro, dado mais atualizado, bem acima do nível de 11,6% de um ano antes.

    EXTERNO POSITIVO

    Sobre o cenário internacional, a avaliação do Copom é de que, apesar dos riscos relacionados ao surgimento de novas variantes do vírus e do processo de 'reflação' nos Estados Unidos --expectativa de aumento da inflação em meio aos massivos estímulos governamentais--, o ambiente por ora é favorável às economias emergentes.

    O argumento é que prevalecem as forças positivas dos amplos programas de imunização contra a Covid-19, dos novos estímulos fiscais em alguns países desenvolvidos e da comunicação dos bancos centrais das principais economias desenvolvidas de que os estímulos monetários terão longa duração.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

    6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

    Sample é um termo bastante conhecido no mundo da música, especialmente por compositores, cantores e gravadoras. Mas a verdade é que isso talvez seja algo que esteja guardado apenas para os profissionais da área. Sendo assim, esta matéria foi preparada para informar o leitor, com uma linguagem fácil para todos tenham conhecimento.

    A criação de uma música é muito mais complicada e detalhada do que o ouvinte comum acha. O glamour para os cantores e bandas, como premiações, discos de ouro e platina são apenas o final de um trabalho longo e extenso. Como, sabemos que para uma produção de música, uma equipe com vários profissionais é acionada.

    Para entender o sample, devemos voltar lá na origem do artificio, que teve notoriedade na década de 80, justamente com o crescimento das músicas eletrônicas e os arranjos, em versões de remix.

    Por mais moderno que possa parecer, uma técnica de samplear as faixas musicais são muito mais antigas do que pensamos. As primeira tentativas e estudos originaram o termo, surgiram na década de 40.

    Os franceses teóricos da música Pierre Schaefer e Pierry Henry, foram os pioneiros na preparação da chamada Musique Concrèt, que em resumo é arte de modificar um som.

    Como o próprio diz, o significado de Sample, do inglês para o português é basicamente “amostra”, e essa amostra é uma forma utilizada pelos produtores, em uma criação musical. Diferente do remix, o sample é uma base de um faixa já existente. Para deixar mais fácil para o entendimento.

    Quando um musico pega um violão para compor as primeiras notas de uma obra, ele levará para uma gravadora e produtor musical, e incluir aquele curto trecho instrumental na canção. Essa gravação do violão é uma amostra fica gravada, para o inicio da criação.

    O Sample não está limitado apenas nas gravações instrumentais, mas as vozes são muito presentes também. Muitos produtores usam de uma musica já existente para a elaboração de uma nova.

    Por isso, em algumas situações, é notório quando o ouvinte aprecia uma canção, e assemelha a mesma com outra. Assim, ‘samplear’ pode ser considerado uma forma de homenagear o criador.

    Músicas que utilizam sample

    Madonna - 'Hung Up'

    Do ritmo conhecido e apreciado por muitos, o single ‘Gimme ,Gimme, Gimme’ da banda aclamada ABBA, a diva Madonna, não economizou na homenagem ao grupo sueco. ‘Hung Up’ virou de fato um sucesso em 2005, e talvez poucos sabiam dessa similaridade.



    Confira a versão do ABBA:



    Beyoncé - 'All Night'

    A base feita pela estrela Beyoncé em ‘All Night’ foi de fato uma bela combinação com ‘Spottieottiedopaliscious’. A canção original veio da dupla de rappers americanos, Outkast.



    Confira a versão da dupla Outkast:



    Jennifer Lopez - 'Jenny From The Block'

    O grupo americano de hip hop, The Beatnuts, emprestou um de seus exemplares, ‘Watch Out Now’, para a cantora, compositora e atriz Jennifer Lopez. A batida presente na canção da J.Lo é mais um exemplo da utilização do sample. E vale ressaltar que isso não falta de criatividade, e sim uma admiração e homenagem.



    Confira a versão do grupo The Beatnuts:



    Ariana Grande - '7 Rings'

    Ariana Grande voltou ao passado e utilizou 'My Favorite Things', do clássico 'A Noviça Rebelde' em sua música "7 Rings".    

    16 H
    1. Home
    2. noticias
    3. copom decidiu aguardar dados …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.