Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Coreia do Norte reconstrói parte de instalação de mísseis; EUA ameaçam com sanções

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Coreia do Norte reconstrói parte de instalação de mísseis; EUA ameaçam com sanções"

Publicada em  

Por David Brunnstrom e Lisa Lambert

WASHINGTON (Reuters) - A Coreia do Norte restaurou parte de uma instalação de teste de mísseis que começou a desmontar depois de prometer fazer isso em uma primeira cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no ano passado, e o conselheiro de Segurança Nacional de Trump alertou que novas sanções podem ser adotadas se Pyongyang não encerrar seu programa nuclear.

Na terça-feira, a agência de notícias sul-coreana Yonhap e dois centros de estudos dos EUA relataram obras em andamento na Estação de Lançamento de Satélites Sohae de Tongchang-ri, apesar de Trump ter se encontrado com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, para uma segunda cúpula na semana passada em Hanói.

A segunda reunião fracassou devido às diferenças sobre o quão longe Pyongyang está disposta a ir para limitar seu programa nuclear e até que ponto os EUA estão inclinados a amenizar as sanções que impôs ao país.

Ainda na terça-feira, John Bolton, conselheiro de Segurança Nacional de Trump, disse à rede Fox Business Network que após a cúpula de Hanói Washington verá se Pyongyang está comprometida a abdicar de seu 'programa de armas nucleares e tudo associado a ele'.

'Se eles não estiverem dispostos a fazê-lo, acho que o presidente Trump foi muito claro... eles não terão alívio das sanções econômicas massacrantes que foram impostas a eles, e na verdade estudaremos intensificar estas sanções', disse Bolton, um linha-dura que já postulou uma abordagem severa com a Coreia do Norte no passado.

Separadamente, dois senadores dos EUA procuraram aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte reapresentando na terça-feira um projeto de lei para impor sanções a qualquer banco que negocie com o país.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse na segunda-feira que tem esperança de que seu país envie uma delegação à Coreia do Norte nas próximas semanas, mas os comentários de Bolton e o desenvolvimento aparente da instalação de teste de Sohae podem criar novos desafios para os diplomatas que esperam retomar as negociações após a cúpula fracassada.

Imagens de satélite vistas pelo 38 North, um projeto sobre a Coreia do Norte sediado em Washington, mostraram que as estruturas da plataforma de lançamento de Sohae foram reconstruídas em algum momento entre 16 de fevereiro e 2 de março, disse Jenny Town, editora-gerente do projeto e analista do Centro Stimson, uma entidade de pesquisa, à Reuters.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. coreia do norte reconstroi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.