Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Corina Machado diz que eleições na Venezuela podem ocorrer neste ano, afirma site Politico

Corina Machado diz que eleições na Venezuela podem ocorrer neste ano, afirma site Politico

Reuters

05/02/2026

Placeholder - loading - Líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, fala com a imprensa em Caracas 20/03/2024 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, fala com a imprensa em Caracas 20/03/2024 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

WASHINGTON, 5 Fev (Reuters) - A líder ⁠da oposição venezuelana, María Corina Machado, disse acreditar que eleições poderão ser realizadas em seu país ainda neste ano, em entrevista concedida ao Politico e divulgada nesta quinta-feira.

'Acreditamos que um processo de transferência real com votação manual... poderia ser feito em nove a dez meses', disse Machado. 'Mas, bem, isso depende de quando ​você começar.'

Machado, cujo partido afirmou ⁠ter ⁠obtido 70% dos votos nas eleições de 2024 na Venezuela, se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e conversou com seu principal diplomata e parlamentares dos EUA ‌no mês passado, após a captura pelos EUA ​do líder de longa data ‌do país, ​Nicolás Maduro.

'Temos ​uma liderança legítima com enorme apoio popular e nossas Forças Armadas também apoiam uma transição para a ​democracia', disse ela ao Politico.

Em janeiro, Trump disse que estava considerando 'envolver de alguma forma' Machado, mesmo tendo apoiado a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez.

Machado disse ao Politico que ainda não havia conversado com Trump sobre o processo eleitoral.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse aos parlamentares dos EUA em uma audiência em 28 de janeiro que os novos líderes da Venezuela estavam se ⁠aproximando de Washington antes de se reunir com Machado ‌no final daquele dia.

Relatórios ⁠da inteligência norte-americana questionaram se Rodríguez estava totalmente de acordo com a estratégia para seu país ‍e se ela pretendia cortar formalmente os laços com os adversários ​dos ‌EUA, informou a Reuters no mês passado.

(Por Susan Heavey)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.