Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crescimento da indústria da China acelera em maio, mostra PMI do Caixin

Placeholder - loading - Fábrica de lentes para câmeras de celulares em Lianyungang, China April 30, 2019.  China Daily via REUTERS
Fábrica de lentes para câmeras de celulares em Lianyungang, China April 30, 2019. China Daily via REUTERS

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China expandiu em maio no ritmo mais forte este ano com aceleração tanto da demanda doméstica quanto para exportação, embora altas fortes nos preços das matérias-primas e problemas nas cadeias de oferta tenham afetado a produção em algumas empresas, mostrou o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

O PMI de indústria subiu a 52,0 no mês passado, nível mais elevado desde dezembro e ante 51,9 em abril.

Analistas consultados pela Reuters esperavam que o índice permanecesse em 51,9. A marca de 50 separa crescimento de contração.

As novas encomendas aumentaram no ritmo mais forte até agora este ano e uma medida para encomendas de exportação chegou ao maior nível desde novembro, mas a leitura de produção, embora ainda sólida, ficou ligeiramente abaixo do mês anterior.

'O rápido aumento dos preços das commodities começou a afetar a economia já que algumas empresas começaram a armazenar produtos, enquanto outras sofreram escassez de matéria-prima. As cadeias de oferta também foram afetadas de forma significativa', disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

O subíndice de custos de insumos expandiu no ritmo mais forte desde 2016.

As indústria repassaram parte da pressão a seus clientes, com a medida dos preços de produção subindo no ritmo mais rápido em uma década.

(Reportagem de Gabriel Crossley)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. crescimento da industria da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.