Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cuba culpa sanções dos EUA pelo fomento da imigração irregular

Placeholder - loading - Cubanos aguardam em fila atendimento para obtenção de visto perto da embaixada do Panamá em Havana 13/07/2022 REUTERS/Alexandre Meneghini
Cubanos aguardam em fila atendimento para obtenção de visto perto da embaixada do Panamá em Havana 13/07/2022 REUTERS/Alexandre Meneghini

Publicada em  

Por Nelson Acosta

HAVANA (Reuters) - Autoridades cubanas e norte-americanas se reuniram nesta terça-feira em Havana para discutir o tema da imigração, o segundo encontro desse tipo neste ano, no momento em que os dois países tentam encontrar maneiras de desacelerar o fluxo recorde de cubanos chegando aos Estados Unidos.

Os EUA -- destino principal da imigração cubana -- renovaram conversas com Cuba em 2022 e, desde então, aumentaram as vias legais de imigração para cubanos, incluindo acesso a vistos em Havana, reunificação familiar e programas de liberdade condicional humanitários com o objetivo de conter a imigração ilegal.

Mas o problema não desaparecerá, disse o vice-ministro das Relações Exteriores cubano, Carlos Fernández de Cossio, até que os EUA afrouxem sanções contra a ilha, as quais Cuba culpa pela devastação de sua já debilitada economia estatal.

“Para os Estados Unidos, a prioridade de desestabilizar Cuba continua a ter precedência sobre seu interesse de proteger suas fronteiras em termos de imigração”, disse Cossio a repórteres após a reunião.

Os EUA afirmam que as sanções são necessárias para promover direitos humanos e liberdades fundamentais em Cuba e que abre exceções para propósitos humanitários.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cuba culpa sancoes dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.