Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cuba divulga lista de acusados de terrorismo que inclui candidato à prefeitura de Miami

Placeholder - loading - Guarda de honra na entrada do Palácio da Revolução em Havana, Cuba 14/09/2023 REUTERS/Alexandre Meneghini
Guarda de honra na entrada do Palácio da Revolução em Havana, Cuba 14/09/2023 REUTERS/Alexandre Meneghini

Publicada em  

HAVANA (Reuters) - Cuba divulgou no fim da última quinta-feira uma lista de entidades e cidadãos estrangeiros acusados de envolvimento com terrorismo, incluindo influencers, dissidentes de longa data que moram nos Estados Unidos e um candidato à prefeitura do condado de Miami-Dade, na Flórida.

A lista, que identifica 61 pessoas e 20 entidades por suposto envolvimento em promover ou planejar “atos de terrorismo”, foi divulgada apenas dias depois de um relatório anual do governo dos EUA dizer que Cuba “concede porto seguro a terroristas”, uma acusação negada por Havana.

A lista cubana, publicada no Diário Nacional do país no fim da quinta-feira, cita o envolvimento de dezenas de pessoas em atentados a bomba em hotéis, complôs para fomentar distúrbios e tentativas de assassinato contra o ex-líder de Cuba, Fidel Castro, algumas de 30 anos atrás.

Os casos mais recentes da lista incluem o de Alex Otaola, um influencer nas redes sociais de Miami que está concorrendo à prefeitura do condado de Miami-Dade. Ele é acusado por Cuba, em um processo de 2021, de “promover a agressão armada' contra o país.

Otaola negou essas acusações nas redes sociais na quinta-feira, mas disse que sua inclusão na lista prova que ele incomodou as autoridades cubanas.

O governo Biden recuou parcialmente em algumas restrições da era Trump contra remessas e viagens ao país comunista, além de intensificar o processamento de vistos de imigração para cubanos que querem viajar aos Estados Unidos.

Mas Biden não reverteu uma decisão de seu antecessor republicano, Donald Trump, que antes de deixar o poder em janeiro de 2021 designou separadamente Cuba como um Estado que patrocina o terrorismo, uma medida que sobrecarregou o país com novas e rígidas sanções.

(Reportagem de Dave Sherwood e Nelson Acosta)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cuba divulga lista de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.