Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Datafolha mostra Lula com 49% e Bolsonaro com 44% a três dias do segundo turno

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 04/10/2022  e 29/07/2022 REUTERS/Adriano Machado e Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 04/10/2022 e 29/07/2022 REUTERS/Adriano Machado e Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) -O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve 49% das intenções de voto no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou 1 ponto para baixo e passou para 44%, mostrou pesquisa Datafolha nesta quinta-feira, a três dias da votação.

Votos brancos e nulos somaram 5%, em comparação a 4% na sondagem divulgada na quarta-feira da semana passada, e os que responderam que não sabem ou que não quiseram responder foram a 2%, ante 1%. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Considerados os votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos, Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, o placa estava em 52% a 48%. No primeiro turno, o petista terminou à frente com 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% do atual presidente.

A sondagem do Datafolha, realizada entre terça-feira e esta quinta, foi conduzida após o episódio da prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro. Na chegada da PF, o ex-parlamentar lançou granadas de efeito moral e atirou contra os agentes com um fuzil, deixando dois policiais federais feridos.

No tópico rejeição, 50% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, mesmo patamar anterior, enquanto 45% disseram o mesmo sobre Lula, ante 46%.

REGIÕES

Maior colégio eleitoral do país, a Região Sudeste mostrou um retorno ao quadro de duas semanas atrás, aposentando variações para cima de Lula e para baixo de Bolsonaro em relação à pesquisa divulgada na semana passada.

Bolsonaro passou a 48% ante 50% na semana passada, enquanto Lula foi a 44% ante 43%. No dia 14, o placar era exatamente o mesmo de agora: 48% a 44% para o candidato à reeleição.

No Nordeste, a vantagem de Lula oscilou levemente para cima: 67% a 28% -- era 67% a 29% antes.

No Centro-Oeste, o petista teve uma oscilação positiva, mas Bolsonaro mantém uma vantagem folgada: 53% a 40% -- em comparação com 53% a 39% antes.

Já na Região Sul a vantagem de Bolsonaro se alargou: 58% a 36% -- o placar estava em 55% a 38%.

No Norte, a liderança numérica se inverteu, ainda que a diferença entre os dois esteja dentro da margem de erro. Bolsonaro variou 3 pontos para baixo e Lula oscilou 2 pontos para cima. Com isso, agora Lula tem 48% e Bolsonaro soma 47%.

O Datafolha sondou ainda a avaliação do governo Bolsonaro. A parcela dos que avaliam a gestão como ótima ou boa ficou em 38%, repetindo o patamar anterior, enquanto 39% avaliam como ruim ou péssima, também mesmo patamar prévio. Os que consideram o governo regular foram a 23%, ante 22%.

O Datafolha ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios.

(Por Alexandre Caverni, em São PauloEdição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. datafolha mostra lula com 49 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.