Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Datafolha mostra Lula com 49% e Bolsonaro com 45%, no limite do empate técnico

Placeholder - loading - Ex-presidente Lula e presidente Bolsonaro em debate na Band 16/10/2022 REUTERS/Mariana Greif
Ex-presidente Lula e presidente Bolsonaro em debate na Band 16/10/2022 REUTERS/Mariana Greif

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) -O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve 49% das intenções de voto no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou 1 ponto para cima e foi a 45%, mostrou pesquisa Datafolha nesta quarta-feira.

Como a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, a diferença entre os candidatos está no limite da margem de erro, apontou o Datafolha.

Votos brancos e nulos somaram 4%, em comparação a 5% na pesquisa divulgada na sexta-feira, e os que responderam que não sabem ou que não quiseram responder se mantiveram em 1%.

Considerados os votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos, Lula tem 52% contra 48% de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, o placa estava em 53% a 47%. No primeiro turno, o petista terminou à frente com 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% do presidente.

A sondagem do Datafolha, realizada entre segunda-feira e esta quarta, foi conduzida após o primeiro debate no segundo turno entre os dois candidatos, que aconteceu no domingo.

No tópico rejeição, 50% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 51% na pesquisa anterior, e 46% disseram o mesmo sobre Lula, mesmo patamar anterior.

REGIÕES E RELIGIÕES

A redução da vantagem de Lula na amostragem nacional provavelmente pode ser explicada pelo aumento da diferença pró-Bolsonaro na Região Sudeste.

O atual presidente passou a 50% das intenções de voto na região contra 43% do petista. Na pesquisa divulgada na sexta-feira, o placar no Sudeste estava em 48% a 44%.

Só no Estado de São Paulo, o Datafolha mostrou Bolsonaro com 47% e o ex-presidente com 43%. Em levantamento divulgado em 7 de outubro, o placar era de 46% a 44%.

No Nordeste, a vantagem de Lula oscilou para baixo, mas o ex-presidente segue com uma liderança folgada: 67% a 29% -- era 68% a 27% antes.

No Centro-Oeste, por sua vez, foi Bolsonaro que teve uma variação negativa, mas ainda assim tem uma larga vantagem sobre o petista: 53% a 39% -- em comparação com 55% a 39% antes.

A Região Sul mostrou estabilidade, repetindo o mesmo placar da pesquisa anterior: 55% a 38% a favor de Bolsonaro.

Já no Norte, Bolsonaro teve uma oscilação positiva mínima e o placar ficou em 50% a 46%, ante 49% a 46%.

Nas religiões, Lula perdeu 3 pontos entre os evangélicos e a liderança de Bolsonaro no segmento se alargou, passando para 66% contra 28%, em comparação com 65% a 31%.

Alvo de várias fake news nessa área, como a que diz, falsamente, que se eleito Lula fechará igrejas, o petista divulgou na manhã desta quarta uma 'Carta Compromisso aos Evangélicos' em que se compromete em manter a liberdade religiosa garantida como em seus governos anteriores, entre outros pontos. O ex-presidente resistia a lançar um documento desse tipo por que não queria entrar numa disputa religiosa.

Entre os católicos, Lula oscilou 1 ponto para cima e o placar foi a 58% contra 37%, ante 57% a 37%.

VOTO CONSOLIDADO

A pesquisa apontou que a grande maioria dos eleitores já está decidida de seu voto, com 94% tendo certeza, ante 93% na semana passada, enquanto o patamar dos que declaram que seu voto ainda pode mudar se manteve em 6%.

Entre os que declaram voto em Lula, 94% afirmam ter plena certeza da escolha, ante 95%. Dos que declararam voto em Bolsonaro, 95% responderam estar totalmente decididos, em comparação a 94%.

O Datafolha sondou ainda a avaliação do governo Bolsonaro. A parcela dos que avaliam a gestão como ótima ou boa ficou em 38%, repetindo o patamar anterior, enquanto 39% avaliam como ruim ou péssima, também mesmo patamar prévio. Os que consideram o governo regular seguiram em 22%.

O Datafolha ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios.

(Por Alexandre Caverni, em São PauloEdição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. datafolha mostra lula com 49 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.