Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

De covers a trabalhos autorais: 7 clipes internacionais gravados em quarentena

Obras trazem reflexões sobre o período e soluções caseiras de produção

Placeholder - loading - Covers autorais - Foto/Divulgação Antena1
Covers autorais - Foto/Divulgação Antena1

Publicada em  

As limitações físicas impostas pela pandemia do novo coronavírus não impediram o lançamento de músicas e videoclipes mundo afora. De covers a obras autorais, artistas e produtores musicais encontraram soluções diversas para contornar os prejuízos causados pelo cancelamento de shows e, ao mesmo tempo, se conectar com os fãs, traduzindo em composições sentimentos sobre o período sem desrespeitar o isolamento social.

Leia também: Confira! Cantora Jesuton em entrevista exclusiva à Antena 1

Para mostrar algumas das adaptações já adotadas e como a crise de saúde pública global tem inspirado letras do universo musical, a Antena 1 selecionou sete clipes internacionais gravados em quarentena por cantores que fazem parte da programação da rádio de diferentes estilos e regiões do mundo.

Jack Savoretti

Ruas vazias da Itália em quarentena, famílias dançando em varandas e profissionais de serviços essenciais trabalhando com máscaras e frascos de álcool em gel são algumas das cenas que compõem o clipe de “Andrà Tutto Bene” (2020), lançado em abril pelo cantor inglês de ascendência italiana Jack Savoretti. A produção se deu a partir de conteúdos transmitidos em emissoras de TV e vídeos caseiros enviados por conhecidos do artista.

Criada em parceria com fãs de Savoretti em lives realizadas no Instagram, a letra apresenta uma visão esperançosa sobre o futuro. “Quando tudo isso acabar, vamos nos encontrar na frente de um pôr do sol e nos sentiremos mais fortes do que nunca”, diz um trecho da obra, que marcou a primeira música em italiano gravada pelo cantor e teve seus lucros redirecionados para a manutenção da Policlínica San Martino, hospital de doenças infecciosas localizado em Gênova.

Neil Young

Imagens que representam a crise de saúde pública também inspiraram uma nova versão do videoclipe “Shut it Down”, do artista canadense Neil Young. De profissionais da saúde à cenas de desrespeito das orientações de isolamento social, a produção é uma coletânea de registros em foto e vídeo sobre a pandemia. “São tempos incertos. Desejo tudo de bom para aqueles que se importam com nossos doentes, jovens e idosos que amamos tanto”, disse o compositor à época do lançamento, em abril deste ano.

Foreigner

Uma música escrita para capturar a ampla gama de emoções que todos sentimos durante esse período desafiador”: assim o tecladista da banda de rock anglo-americana Foreigner, Michael Bluenstein, descreveu seu novo solo “Why Corona?”. Na composição, divulgada em maio deste ano, o artista traz pensamentos diversos sobre a vida durante a pandemia, que vão desde o sentimento de solidão provocado pela quarentena até a sensação de que a crise de saúde pública no mundo só piora. “Amigos são o que você precisa. Atenda o telefone, você não está sozinho”, diz uma parte da letra.

Um mês depois, em comemoração ao lançamento do romance da NetflixThe Lovebirds”, a banda também publicou uma performance caseira do clássico hit “I Want to Know What Love Is” (1984), obra que faz parte da trilha sonora do filme estreado.

Jesuton

Landslide”, uma das músicas mais famosas da banda anglo-americana de rock Fleetwood Mac, foi a escolha de “cover de quarentena” da cantora britânica Jesuton. Com voz e violão em uma rua vazia de Portugal, a performance apresenta uma versão intimista da canção. Na descrição do vídeo, a artista, que começou a carreira artística cantando nas calçadas do Rio de Janeiro, revelou que cresceu escutando a faixa e que a composição “sempre tocou seu coração”.

Freya Ridings

A canção “Heroes” (1977), de David Bowie, está entre as músicas mais tocadas da playlist atual de Freya Ridings. Em meio à pandemia, a composição tem feito a cantora e pianista britânica lembrar do trabalho heróico dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença. É o que a artista, mais conhecida por seu single “Lost Without You” (2017), contou em live realizada em abril com a rádio inglesa Heart, pouco antes de, acompanhada de um piano, fazer um cover da canção de Bowie: “Eu quero dedicar esse momento a todos que sacrificam seu tempo e sua energia para cuidar de outras pessoas agora. É uma das cenas mais bonitas que já testemunhamos na história da humanidade, são verdadeiros heróis”.

Lauren Daigle

Nos últimos dois meses, a cantora e compositora estadunidense Lauren Daigle tem publicado em seu canal no YouTube versões com colaboração remota de músicas como “Still Rolling Stones” e “Your Wings”, faixas de seu disco vencedor do Grammy Award na categoria de melhor álbum de música cristã contemporânea,“Look Up Child” (2019). Entre vocalistas adicionais, piano, trompetes e guitarra, o vídeo de “Still Rolling Stones” lembra a performance de um coral gospel e já ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações na rede.

Keane

A banda britânica Keane também já se reuniu virtualmente para lançar versões em quarentena das músicas “I’m Not Leaving”, de seu álbum mais recente, “Cause and Effect” (2019); e “Somewhere Only We Know”, uma de suas faixas mais conhecidas, que faz parte do disco de estreia “Hopes and Fears” (2004).

No Twitter, o grupo de rock alternativo afirmou que a gravação da segunda faixa também comemorava o aumento no número de acessos do hit alcançado nos últimos meses. “Em homenagem a esse marco, gravamos uma versão ao vivo da faixa em nossas respectivas casas. Esperamos que gostem e agradecemos novamente pelo apoio contínuo”, disseram.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. de covers a trabalhos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.